AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DAS PESSOAS COM LESÃO MEDULAR SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF)

Autores/as

  • EDIENNE ROSÂNGELA SARMENTO DINIZ
  • MARIA DO LIVRAMENTO SILVA BITENCOURT
  • GABRIELE MARIA DANTAS DINIZ
  • AILZA ROQUE DE BRITOIV
  • FRANCILENE JANE RODRIGUES PEREIRA

Palabras clave:

Lesão medular, Classificação Internacional e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Resumen

Após uma lesão medular, a funcionalidade do indivíduo é comumente afetada e fatores diversos estão envolvidosneste processo. OBJETIVO: classificar a funcionalidade das pessoas com lesão medular no município de João Pessoa – PB.MÉTODOS: estudo descritivo de delineamento transversal. Empregou-se o Plano Amostral por Cadeia de Referência, comamostra de 25. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: sujeitos de ambos os gêneros, jovens e adultos com idade entre 18- 60 anos, paraplégicos com lesão medular completa ou incompleta, que se dispuseram a participar do estudo. O estudo foidesenvolvido em cinco instituições de apoio a pessoa com deficiência no município de João Pessoa. A coleta de dados ocorreuno período de Abril a julho de 2012. Utilizaram-se, dois instrumentos: I (Perfil Socioeconômico e Clínico dos Sujeitos), II (CIF:Estrutura do corpo, Função do Corpo e Atividade e Participação). Realizou-se a análise descritiva e exploratória dos dadosquantitativos, produziram-se gráficos e tabelas de frequências simples ou cruzadas, além de cálculos de médias, mínimos,máximos e desvios padrão nas variáveis de interesse. RESULTADOS E DISCUSSÕES: as categorias e subcategorias maiscomprometidas em relação às funções do corpo foram emoção, intestino e bexiga, sexualidade e força e tônus muscular. Nodomínio atividades e participação, as maiores dificuldades foram nas tarefas locomover-se; trabalhar; manter relações afetivase sexuais e exercer seus direitos enquanto cidadãos. No domínio fatores ambientais classificou-se como facilitadores: família eamigos. As categorias classificadas como barreiras foram os profissionais de saúde. CONCLUSÃO: a aplicação da CIF empessoas com lesão medular permitiu demonstrar uma série de limitações nesses pacientes, assim como elencou fragilidade emdiversas áreas da vida das PCLM de forma a facilitar o processo de reabilitação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

ROSÂNGELA SARMENTO DINIZ, E., SILVA BITENCOURT, M. D. L., MARIA DANTAS DINIZ, G., DE BRITOIV, A. R., & JANE RODRIGUES PEREIRA, F. (2018). AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DAS PESSOAS COM LESÃO MEDULAR SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF). Fiep Bulletin - Online, 88(1). Recuperado a partir de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5938

Número

Sección

TRABALHOS PUBLICADOS