VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE FLORA MICROBIANA EM BISNAGAS PLASTICAS DE MAIONESE, MOSTARDA E KETCHUP EM ESTABELECIMENTOS FIXOS OU AMBULANTES DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP), 2014 -2015.

Autores

  • EZEQUIEL ANDRÉ DO NASCIMENTO
  • RENATA SOUZA COELHO
  • SANDRA MARIA SPILBORHS SÁ PINTO
  • TAIS SANTOS NOVAIS SORAYA GARCIA AUDI

Palavras-chave:

Microbiologia de alimentos, bisnagas plásticas, legislação em alimentos, segurança alimentar, molhos para lanches.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento da sociedade leva a alterações dos estilos de vida, com fortes mudanças nos hábitos alimentares do consumidor, estimulando a evolução da tecnologia de embalagem e favorecendo um considerável aumento da oferta de alimentos pré-preparados, onde, condições de tempo e temperatura de contato entre produto e embalagem também são críticos para a determinação do risco potencial de contaminação. Objetivos: Determinar a presença de flora microbiana em bisnagas plásticas contendo maionese, mostarda e ketchup, em estabelecimentos fixos ou ambulantes da Cidade de São Paulo, bem como observar a higiene do local e dos manipuladores de alimentos. Metodologia: A análise microbiológica foi baseada na Resolução RDC 12 da ANVISA, de 02/01/2001, utilizando “swab's” que foram passados no bocal das bisnagas para molhos prontos (maionese, mostarda e de ketchup) e colocados em suporte, devidamente identificados e transportados em caixas isotérmicas para o Instituto de Pesquisa e Estudos em Saúde de São Paulo (IPESSP) para realização de cultura em placas prontas, contendo Ágar Chocolate, Ágar Sangue, Ágar MacConkey, Ágar Sabouraud Dextrose, a temperatura de 37º C. Para auxiliar no estudo, confeccionou-se um check-list, para verificação das boas práticas de higiene, segundo às Resolução nº 275, Resolução nº 216 e Portaria nº 326. Resultados: Observou-se que, dentre as amostras colhidas das bisnagas de ketchup, mostarda e maionese, pelo método swab, deram 34% positivas, na análise individual das bisnagas, obteve-se a positividade 18% ketchup, 4% mostarda e 12% maionese. Conclusão: Pelos resultados obtidos, observou-se que existe a presença de flora microbiana nas bisnagas dos estabelecimentos pesquisados, o que leva ao comprometimento da segurança alimentar, levando a quadros infecciosos. No que concerne à higiene do local e dos manipuladores, ambos eram inadequadas, contrariando as normas estabelecidas pela ANVISA e pelos Estados e Municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DO NASCIMENTO, E. A., COELHO, R. S., SÁ PINTO, S. M. S., & AUDI, T. S. N. S. G. (2016). VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE FLORA MICROBIANA EM BISNAGAS PLASTICAS DE MAIONESE, MOSTARDA E KETCHUP EM ESTABELECIMENTOS FIXOS OU AMBULANTES DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP), 2014 -2015. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.138

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS