A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO AGENTE RELEVANTE NO ESCLARECIMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE NA SAÚDE DOS ADOLESCENTES.

Autores

  • ERICK RODRIGUES LOHAN ABUD
  • MS. SERGIO LIMA TRINCHÃO
  • MS. EDUARDO RODRIGUES DA SILVA

Palavras-chave:

Obesidade, Educação Física Escolar, Saúde

Resumo

A obesidade é uma doença que vem aumentando significativamente e se tornando comum pelo mundo, atingindo todas as classes sociais. É definida por um acúmulo excessivo de massa de gordura. Pollock, Wilmore & Fox (1993) classificam a obesidade em duas, endógena e a exógena. Segundo Bouchard (2003) observa-se um aumento do sedentarismo com diminuição da busca espontânea de atividade física e da atividade física como lazer e ambas cotidianas. Esse fato demonstra a importância da observação dos professores nas atitudes dos alunos, e estimular com que esses possuam uma vida diária com bastantes atividades físicas, recreativas ou não. Analisamos alguns programas de educação física escolar, onde relacionamos as tendências que os influenciaram durante todo o seu desenvolvimento, até os dias de hoje. Abordamos assuntos sobre a atuação da Educação Física Escolar na busca pela saúde através de suas aulas e os benefícios da prática pedagógica do professor de educação física no esclarecimento das consequências da obesidade e patologias associadas. O problema do estudo foi como a prática pedagógica do professor de educação física nas aulas contribui para esclarecer as consequências da obesidade na saúde do adolescente? A justificativa foi de que a obesidade está relacionada a diversos problemas de saúde e compromete na qualidade de vida do adolescente. O objetivo do estudo foi esclarecer a contribuição da prática pedagógica do Professor de Educação Física no desenvolvimento do conhecimento sobre as causas e consequências da obesidade na saúde do adolescente.  A metodologia utilizou-se de uma busca na literatura das seguintes palavras-chave: obesidade, adolescente e educação física. Consideramos assim como Guedes (1999) que nas tendências médica, passando pela militar, biopsicossocial até a esportiva, a educação física no que trata a saúde não tem como objetivo perseguir a sua promoção de forma efetiva mesmo em dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ABUD, E. R. L., TRINCHÃO, M. S. L., & SILVA, M. E. R. D. (2013). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO AGENTE RELEVANTE NO ESCLARECIMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE NA SAÚDE DOS ADOLESCENTES. Fiep Bulletin - Online, 83(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2758

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.