A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINO DE RESISTÊNCIA NAS TÉCNICAS DE SAÍDA ENGRUPADA E TIPO ATLETISMO NA NATAÇÃO COMPETITIVA.

Autores

  • Karla de Jesus
  • Kelly de Jesus

Palavras-chave:

técnicas de saídas, natação, salto vertical

Resumo

A saída é geralmente conhecida por ser uma componente significante para o sucesso em natação competitiva, especialmente em eventos de curta duração. O propósito deste estudo foi estabelecer a efetividade de um programa de treino de resistência, designado para incrementar a habilidade do salto vertical (SV), nas técnicas de saída engrupada e tipo atletismo com projeção do centro de gravidade (CG) à frente, e identificar as relações entre o desempenho no SV e as técnicas de saída. Vinte nadadores do sexo masculino participaram deste estudo (média ± DP: 19.5 ± 2.8 anos de idade). Os participantes foram aleatoriamente divididos em grupo de controle (n = 10) ou grupo experimental (n = 10), que treinaram três vezes semanais durante 12 semanas. Os testes pré e pós-programa de treino foram compostos das técnicas de saída engrupada e tipo atletismo com projeção do centro de gravidade (CG) à frente e um teste de SV com movimento dos membros superiores. Os dados foram obtidos através de imagens de vídeo registradas por uma câmera posicionada no plano sagital do movimento.  Foi verificado nas duas técnicas de saída que o treino de resistência parece ter incrementado o alcance horizontal do centro de gravidade (AxCG) durante a trajetória aérea e a velocidade resultante do CG no instante da perda de contato dos pés com o bloco, assim como sugeriu a redução dos tempos despendidos no vôo (TV) e na totalidade da saída (TT). Coeficientes de correlação significantes foram observados entre o AxCG e o SV e entre TV e SV em ambas técnicas. Portanto, é possível especular que os treinadores deveriam considerar a inclusão da prática regular do treino de resistência concomitante ao treino das técnicas de saída para requalificar às alterações nas propriedades neuromusculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Jesus, K. de, & Jesus, K. de. (2011). A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINO DE RESISTÊNCIA NAS TÉCNICAS DE SAÍDA ENGRUPADA E TIPO ATLETISMO NA NATAÇÃO COMPETITIVA. Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/909

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS