CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v86i1.5571Palavras-chave:
Capacidade Cardiorrespiratória, Frequência Cardíaca, Treinamento.Resumo
O controle do sistema cardiorrespiratório é uma tarefa difícil, isto é válido tanto em repouso quanto durante o exercício. A partir desta afirmativa, abordaremos neste artigo desde o conceito, passando pelas adaptações que o organismo sofre, até aos testes que avaliam a capacidade cardiorrespiratória. De acordo com o ACSM, para aumentar a resistência cárdio-respiratória ou VO2máx, é necessário que o programa aeróbico básico seja realizado de três a cinco vezes por semana, com sessões de vinte a sessenta minutos, numa intensidade de 50%-85% do VO2máx (ou 60%-90% da freqüência cardíaca máxima). Ocorrerão ganhos maiores no VO2máx, conforme a freqüência, duração e intensidade aumentam. Quando o objetivo é somente a melhoria da saúde, a atividade física de menor intensidade distribuída durante o dia parece ser suficiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
HARTMANN, C., MENDES, N. C. L., ARAÚJO, J. R. A., NASCIMENTO, E. B. D., & SANTOS, G. J. D. (2016). CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA. Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v86i1.5571
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).