USO DO TEMPO LIVRE POR IDOSOS DA COMUNIDADE DA VILA DA BARCA DA CIDADE DE BELÉM-PA CADASTRADOS NO PROJETO RUAS DE LAZER FAMAZ.

Autores

  • FERNANDO ALÍPIO ROLLO NETO
  • MARIELA DE SANTANA MANESCHY

Palavras-chave:

Lazer, Tempo Livre, Idosos.

Resumo


Nas últimas décadas, a atenção mundial tem se dirigido aos problemas derivados da evolução demográfica que têm como resultado o envelhecimento da população. No mundo de hoje, pouco se tem tempo livre, devido à sobrecarga de trabalho e dedicação à qualificação profissional para atender ao mercado cada vez mais exigente e competitivo; logo, pouco se dedica tempo para o lazer. Este estudo tem por objetivo principal identificar as principais atividades praticadas no tempo livre pelos idosos residentes da Comunidade da Vila da Barca, da cidade de Belém- PA, cadastrados no Projeto Ruas de Lazer Famaz. Para tal, utilizou-se uma amostra composta por 08 (oito) participantes idosos, moradores desta comunidade, cadastrados no Projeto Ruas de Lazer Famaz. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participação em pesquisas científicas. Como resultado, verificou-se que em relação às atividades artísticas, a grande maioria dos entrevistados pratica a culinária, representando um total de 62,5%. No que tange as atividades culturais, 62,5% dos entrevistados costumam ouvir música em seu tempo livre. Quanto às atividades intelectuais, 62,5% dos entrevistados praticam a leitura. Em relação às atividades sociais, 100% dos entrevistados frequentam grupos religiosos e reuniões familiares; 87,5% frequentam reuniões com os amigos em seu tempo livre; em relação às atividades cotidianas, a grande maioria dos entrevistados sinalizou dormir, representando 75% da amostra. No que tange às atividades físicas, apenas 25% dos entrevistados praticam a caminhada e o motivo relatado foi a falta de orientação e acompanhamento adequado. Conclui-se que é necessário levar profissionais de educação física para estas comunidades para promover a inclusão de idosos em práticas saudáveis do uso de seu tempo livre, em comunidades carentes de grandes metrópoles do território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

NETO, F. A. R., & MANESCHY, M. D. S. (2016). USO DO TEMPO LIVRE POR IDOSOS DA COMUNIDADE DA VILA DA BARCA DA CIDADE DE BELÉM-PA CADASTRADOS NO PROJETO RUAS DE LAZER FAMAZ. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.33

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)