O ALUNO COM SINDROME DE DOWN: FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR.

Autores

  • KARINA JUSSARA BASTOS JOHONSTON
  • MARIELA DE SANTANA MANESCHY
  • MAY DA COSTA MENDONÇA

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Física. Síndrome de down.

Resumo


Este artigo apresenta a pesquisa na qual busca descrever os fatores que influenciam o processo de inclusão do aluno com síndrome de down no 3º ano do ensino fundamental nas aulas de Educação Física da escola de ensino regular. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental no município do Ananindeua-Pará. Apresenta-se como um Estudo Descritivo, em uma Pesquisa de Campo, com abordagem Qualitativa no tratamento do problema. Acredita-se que a presente pesquisa trouxe grande contribuição para o conhecimento de novas estratégias didático-pedagógicas sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em classes de Ensino Regular. A Educação Física pode ser um grande facilitador da inclusão, pois permite através de práticas corporais o envolvimento do grupo, sendo possível valorizar as características físicas de cada indivíduo, ressaltando as habilidades de cada um, sem comparações. Outrossim, pode se tornar grande aliada da exclusão, quando incentiva práticas competitivas, onde são valorizados apenas os alunos que mostram melhores resultados em determinada atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

JOHONSTON, K. J. B., MANESCHY, M. D. S., & MENDONÇA, M. D. C. (2016). O ALUNO COM SINDROME DE DOWN: FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.32

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)