CORPO, COMIDA E PRAZER: FIGURAÇÕES DA GULA E DA OBESIDADE NO CINEMA, NAS ARTES PLÁSTICAS E NA FILOSOFIA.
Palavras-chave:
Obesidade, Arte, Cinema, Filosofia.Resumo
O presente artigo deriva de uma aula preparada para o Programa de Mestrado em Biomedicina Translacional – Biotrans/UNIGRANRIO, campus Duque de Caxias, em abril de 2015. A proposta foi interdisciplinar: trazer uma perspectiva das humanidades, culturas e artes para um público de alunos da biomedicina com o tema obesidade que era mais familiar aos alunos pelo viés da saúde. Assim, o objetivo foi mostrar que desde sempre a obesidade chama atenção. Seja como problema ou solução, como ameaça à saúde ou sinônimo de progresso e beleza, as imagens da obesidade, independentes da escrita, formulam um discurso próprio atuando na cultura, impondo padrões a serem rejeitados ou seguidos.Pelo viés filosófico, abordam-se os grandes momentos da fixação da ideia de comida, com as concepções que servem de cenário para se pensar o vínculo entre alimentação, direito e parâmetro estético. Pelo cinema italiano, a imagem da mulher estilizada por Federico Fellini produz uma espécie crítica de caricatura de mulher no cinema. Finalmente, percorrendo algumas das imagens da Santa Ceia pintadas em diferentes épocas, salienta-se a metáfora da transubstanciação com a comida.Downloads
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Como Citar
LEMOS, A. P. S., DE OLIVEIRA, J. H. C., & BOM MEIHY, J. C. S. (2016). CORPO, COMIDA E PRAZER: FIGURAÇÕES DA GULA E DA OBESIDADE NO CINEMA, NAS ARTES PLÁSTICAS E NA FILOSOFIA. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.157
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