LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA PRESENÇA DE SINAIS E SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO OCUPACIONAL EM MANICURES DA CIDADE DE SÃO PAULO (S.P.) 2014 – 2015.

Autores

  • ELIANE MARIA DO NASCIMENTO TIMÓTEO
  • DANILO HENRIQUE LOPES
  • BRUNA DOS SANTOS ROCHA
  • SORAYA GARCIA AUDI

Palavras-chave:

Esmalte de Unha, Manicures, Solventes, Saúde Ocupacional, Intoxicação.

Resumo


O esmalte de unhas é um composto orgânico, são constituídos principalmente por nitrocelulose, solventes, plastificante, resina e corantes, constituídos por formaldeído, tolueno e chumbo. Portanto, a exposição constante a esse cosmético (esmalte), pelos profissionais que o utilizam, pode acarretar ao longo do tempo intoxicação do sistema biológico por solventes presentes em sua composição. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo verificar a presença de sinais e sintomas de intoxicação ocupacional em manicures. Metodologia: O estudo realizado é do tipo epidemiológico descritivo, transversal, quantitativo; cuja amostra foi composta por 100 indivíduos que concordaram em participar da pesquisa, respondendo a um formulário, contendo questões objetivas que foram utilizadas como variáveis. Os dados, depois de compilados, foram apresentados em tabelas e gráficos de freqüência simples expressos em números e percentagens. Os aspectos éticos foram respeitados, de acordo com a Resolução Nº 196/96 (CNS-MS). Resultados: Observou-se que 33% das entrevistadas tinham entre 28 e 32 anos de idade; 55% contavam com 5 a 10 anos na profissão; 42% trabalham 8 horas por dia; 35% costumam trabalhar no fim de semana. Com relação aos sinais e sintomas, 70% relataram apresentar fraqueza; 65% visão turva; 62% tonturas; 25% quadros alérgicos; 25% não fazem uso de EPI's. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que, existem evidências de quadros de intoxicação por tolueno e formaldeído, segundo os sintomas apresentados, mas sem evidências de sinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

TIMÓTEO, E. M. D. N., LOPES, D. H., ROCHA, B. D. S., & AUDI, S. G. (2016). LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA PRESENÇA DE SINAIS E SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO OCUPACIONAL EM MANICURES DA CIDADE DE SÃO PAULO (S.P.) 2014 – 2015. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.131

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>