TENDÊNCIA DA PRÁTICA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM LACTENTES MENORES DE 4 MESES ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE MACAÉ, RJ.

Autores

  • MICHELLE DA SILVA ESCOBAR
  • CARINE SANTOS TAVARES DE LIMA
  • ALICE BOUSKELA
  • JULIANA SILVA PONTES
  • JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI

Palavras-chave:

Aleitamento Materno Exclusivo, Lactente, Atenção Básica.

Resumo

O aleitamento materno exclusivo (AME) é essencial ao lactente nos primeiros 6 meses de vida, pois atende suas necessidades nutricionais, psicossociais e cognitivas. Objetivou-se analisar a tendência da prática de aleitamento materno exclusivo em menores de 4 meses assistidos nas Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé, RJ. Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo, de base secundária, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2013, com lactentes menores de 4 meses assistidos em 30 Unidades da Estratégia de Saúde da Família e 1 Unidade do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Utilizou-se a base de dados do SIAB/SUS – DATASUS, Ministério da Saúde. Foram coletadas as seguintes variáveis: número de crianças menores de 04 meses assistidas nas Estratégias/ano e o número mensal de crianças menores de 4 meses em AME/ano. Calcularam-se as proporções entre o número total de crianças menores de 4 meses em AME/ano e o número total de crianças assistidas na Rede Básica de Saúde Macaé/ano. O software utilizado foi o Microsoft Excel 2010. As proporções encontradas da prática de AME em menores de 4 meses foram: 72%, em 2007; 70%, em 2008; 73%, em 2009; 72%, em 2010; 71%, em 2011; 72%, em 2012; 77%, em 2013. Conclui-se que a prática do AME em lactentes menores de 4 meses entre 2007-2013 está acima de 70% e com tendência ascendente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ESCOBAR, M. D. S., LIMA, C. S. T. D., BOUSKELA, A., PONTES, J. S., & CAPELLI, J. D. C. S. (2016). TENDÊNCIA DA PRÁTICA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM LACTENTES MENORES DE 4 MESES ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE MACAÉ, RJ. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.8

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.