“PET REDES SAUDI”: FALHAS NO EXAME DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA EM MACAÉ/RJ.

Autores

  • KATERINE DE SOUZA MARTINS
  • THAÍS ABIJAUDE SOUZA REGO
  • CRISTIANE DA SILVA RANGEL DE MENEZES
  • VIVIAN DE OLIVEIRA SOUSA
  • JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI

Palavras-chave:

Teste da Orelhinha, Saúde da Criança, Saúde Auditiva.

Resumo


A identificação precoce de alterações auditivas, que podem interferir negativamente na qualidade de vida do ser humano, é realizada a partir da triagem auditiva neonatal (TAN), se possível, ainda na maternidade. Objetivou-se descrever a incidência de falhas na triagem auditiva neonatal de recém-nascidos na maternidade do Hospital Público Municipal de Macaé (HPMM). Realizou-se um estudo descritivo, de base secundária na maternidade do Hospital Público Municipal de Macaé (HPMM), entre janeiro e outubro de 2013. Os resultados das Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOAT) foram coletados nos prontuários de recém-nascidos que estavam em Alojamento Conjunto e na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Os dados foram analisados a partir da distribuição relativa, utilizando-se o software Microsoft Excel 2010. Foram realizados 1321 exames de EOA em recém-nascidos na maternidade do HPMM, entre janeiro e outubro de 2013. Em janeiro, dos 120 exames realizados, detectaram-se 5% de falhas. Em março (n=135), 8% de falhas foram encontradas. Em abril (n=144), detectaram-se 16% de falhas. Em maio (n=160), detectaram-se 7,5% de falhas.  Em junho (n=156), 18% de falhas foram detectadas. Em julho (n=151), detectaram-se 12% de falhas. Em agosto (n=118), detectaram-se 11% de falhas. Em setembro (n=142), 9% de falhas foram observadas. Em outubro (n=169), detectaram-se 10% de falhas. Conclui-se que o percentual de falhas no exame de EOA nos neonatos foi elevado. É necessário realizar novos estudos para entender os fatores relacionados a esses achados bem como saber a referência e contra referência aos casos possíveis de perda auditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

MARTINS, K. D. S., REGO, T. A. S., MENEZES, C. D. S. R. D., SOUSA, V. D. O., & CAPELLI, J. D. C. S. (2016). “PET REDES SAUDI”: FALHAS NO EXAME DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA EM MACAÉ/RJ. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.7

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>