PREVALÊNCIA DE ESTRIAS EM MULHERES GESTANTES PARTICIPANTES DA INSTITUIÇÃO LEGIÃO DA BOA VONTADE (LBV) DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR, BRASIL.

Autores

  • MANUELA VIAPIANA
  • PATRÍCIA DALSASSO FORNAZARI

Palavras-chave:

Estrias, Gestação, Prevalência.

Resumo


Introdução: Estrias de distensão são lesões cutâneas lineares, atróficas, bem definidas e secundárias a alterações do tecido conjuntivo. Podem aparecer quando existe um estiramento rápido da pele, elas são, com frequência, associadas ao aumento abdominal decorrente da gravidez. Objetivo: Verificar a prevalência de estrias durante a gestação, bem como a insatisfação estética, localização, aspecto, e influência genética que ela apresenta. Métodos: Foram entrevistadas 30 mulheres gestantes com idades entre 15 a 40 anos, participantes da instituição Legião da Boa Vontade (LBV) da cidade de Cascavel, Pr. Foi elaborado um questionário com 18 questões, de autoria dos próprios pesquisadores, aplicado no mês de maio de 2014, em horário de atividades que as gestantes participavam. Para a análise estatística, os dados foram tabulados no Microsoft Office Excel 2013 e posteriormente analisados pelo software SPSS 15.0. Resultados: Os resultados apresentaram que 93,3% das mulheres apresentavam estrias, porém 53,3% já tinham estrias antes da gestação, 43,3% notaram o agravamento e 40,0% notaram que na gestação ocorreu o aparecimento das estrias. Portanto, a prevalência de estrias na gestação foi de 83,3%, com as localizações mais evidentes em abdômen e seios, e a presença de estrias causa preocupação com o corpo e sentimentos negativos nessas mulheres. Conclusão: O estudo revelou alta prevalência de estrias durante o período gestacional, o que indica que a gestação é um fator indicativo para o surgimento ou o agravamento das estrias, devido ao estiramento que ocorre com o tecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

VIAPIANA, M., & FORNAZARI, P. D. (2016). PREVALÊNCIA DE ESTRIAS EM MULHERES GESTANTES PARTICIPANTES DA INSTITUIÇÃO LEGIÃO DA BOA VONTADE (LBV) DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR, BRASIL. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.37

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS