EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: O VALOR DAS MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA.

Autores

  • LARA COLOGNESE HELEGDA
  • LUIZ CARLOS BODANESE

Palavras-chave:

Educação, Prevenção, Exercícios Físicos, Doenças Cardiovasculares.

Resumo


Introdução: Uma diminuição das atividades físicas diárias e exercícios físicos realizados pela população em geral, pode ser claramente observada, contribuindo para o aumento de doenças crônicas degenerativas e, consequentemente, para o aumento de Doenças Cardiovasculares. A prática de exercícios físicos está associada a um decréscimo na incidência de eventos cardiovasculares, juntamente com os cuidados na alimentação por meio de uma dieta equilibrada. Por isso, a educação, entendimento e motivação dos indivíduos para a adesão a programas de exercícios físicos e mudanças no estilo de vida são importantes e podem contribuir na prevenção dessas doenças. Metodologia: Revisão de literatura por assunto nas bases de dados MEDLINE (PUBMED), BIREME (LILACS) e SCIELO, publicados de 2008 a 2014 e livros publicados de 2005 a 2010. Objetivo: evidenciar a importância da educação dos indivíduos para a mudança de estilo de vida com a prática de exercícios físicos na prevenção de doenças cardiovasculares. Conclusão: A melhora dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos têm sido considerados eficazes à prevenção de doenças cardiovasculares e podem auxiliar no tratamento desses indivíduos, tornando-os capazes de realizar suas atividades com autonomia, autoconsciência e autodisciplina, conquistando assim, qualidade de vida, saúde e bem estar geral. A adesão às mudanças de estilo de vida só serão conquistadas quando compreendidas e introjetadas pelo indivíduo, sendo também, uma ação conjunta com os profissionais da saúde por meio da educação e conscientização, objetivando a redução da mortalidade e a melhora da qualidade e expectativa de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

HELEGDA, L. C., & BODANESE, L. C. (2016). EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: O VALOR DAS MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.21

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>