OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A AUTONOMIA FUNCIONAL DO IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a1.119Palavras-chave:
Exercícios Físicos, Autonomia Funcional, Idoso.Resumo
O processo de envelhecimento é natural e irreversível, trazendo consigo doenças do envelhecimento e perdas corporais. Contudo, é possível comprovar que o exercício físico pode ser uma excelente escolha para reduzir as causas desse processo e envelhecer com mais saúde. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento de pesquisas já existentes, a fim de compreender quais os efeitos provocados pelo exercício físico que contribuem para a autonomia funcional do indivíduo idoso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi qualitativa do tipo bibliográfica, a partir do levantamentos de artigos científicos e livros acadêmicos. Os resultados obtidos foi de que o exercício promove o bem-estar e otimiza a qualidade de vida, a independência/ autonomia funcional, retarda as doenças do envelhecimento, previne doenças como diabetes e hipertensão e ainda promove o aumento no consumo máximo de oxigênio. Diante dos resultados, as considerações finais da presente pesquisa são de que o exercício físico por provocar efeitos positivos sobre o praticante, contribuindo na otimização da autonomia funcional do idoso.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ANDRADE, D. C. R. D., JESUS, L. A. S. D., & TRIANI, F. D. S. (2016). OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A AUTONOMIA FUNCIONAL DO IDOSO. Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://doi.org/10.16887/85.a1.119
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).