PRINCÍPIOS PARA PENSAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE.

Autores

  • RAPHAELL MOREIRA MARTINS
  • MARIA DA SILVA ELENI HENRY

Palavras-chave:

educação física escolar, contextualização, princípios contextuais.

Resumo


A contextualização é uma dimensão da prática pedagógica já abordada na Educação Física há algum tempo. Pensar outras formas de tematizar a contextualização são necessários para efetivamente atribuir significação as aulas da componente curricular Educação Física. Nesse estudo, define-se como princípios contextuais: os saberes da experiência; o respeito ao contexto cultural; a curiosidade epistemológica; o reconhecimento do cotidiano; valorizar o saber dos estudantes; e produção coletiva do novo saber. A intenção é analisar a contextualização do ensino nas aulas de Educação Física de quatro professores do nível de Ensino Médio da rede Estadual de Ensino do Ceará no Município de Caucaia. A perspectiva metodológica utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o enfoque qualitativo. A característica dessa pesquisa é descritiva e exploratória. O cenário do estudo foi o Município de Caucaia, que faz parte da primeira Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Quatro professores foram selecionados para um aprofundamento desse estudo. O diário de campo e a ficha de observação foram necessários para dar significados à experiência. Perceber que essa forma abrangente de contextualização já ocorre nas aulas de Educação Física. Em pelo menos uma aula cada professor deixou de contextualizar o assunto. Por outro lado, observa-se outro professor que desenvolveu uma aula inteira ancorado na contextualização. Os princípios contextuais ajudam a perceber melhor os benefícios da contextualização se bem aplicados. O fechamento do estudo é reconhecer que a contextualização já ocorre nas aulas de Educação Física, poderia ser melhor explorada, mas a formação ainda não favoreceu para esse sentido. Os professores já reconhecem e valorizam o saber dos estudantes, o saber da experiência, já olham para o cotidiano e para a cultura dos estudantes, promovem a curiosidade epistemológica. Faltou só promover um conhecimento útil e crítico para a realidade dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

MARTINS, R. M., & HENRY, M. D. S. E. (2016). PRINCÍPIOS PARA PENSAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.110

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS