AS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES HUMANOS NO PROJETO ESPORTE NA COMUNIDADE, NA LOCALIDADE DE MONDUBIM.

Autores

  • ALISON NASCIMENTO FARIAS
  • LUCIA DE REJANE ARAÚJO BARONTINI

Palavras-chave:

Projetos socioeducativos, Esporte educacional, Violência

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar as manifestações de violência entre os alunos do projeto Esporte na Comunidade e intervir pedagogicamente através de uma roda de conversa na construção de valores humanos e na minimização das principais manifestações de violência, no bairro do Mondubim, em Fortaleza. Os objetivos específicos foram: identificar e classificar as manifestações de violência ocorridas nas aulas do projeto quanto ao tipo: simbólicas, verbais e físicas; verificar se existem variações de violência entre faixas etárias; e, ainda, construir juntamente com os educandos novas regras e combinados para melhor convivência no projeto. Foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo quantitativa utilizando-se dos seguintes instrumentos: observação participante e uma tabela para registro construída pelos autores, contendo uma lista com as principais atitudes e comportamentos agressivos que pudessem ocorrer durante a execução da aula. Fizeram parte da amostra 40 alunos do sexo masculino, sendo 15 com média de idade equivalente a 10.33, e 25 alunos com aproximadamente 15 anos. A pesquisa de campo aconteceu no período de duas semanas, no total de cinco aulas para cada turma. Ao final da pesquisa ficou constatado que as principais violências ocorridas foram simbólicas e verbais e  que os alunos de faixa etária de 7 a 12 anos se comportaram de maneira mais agressiva do a faixa etária de 12 anos em diante. Portanto, as regras e combinados são um caminho possível para minimizar as manifestações de violência ocorridas em projetos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FARIAS, A. N., & BARONTINI, L. D. R. A. (2016). AS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES HUMANOS NO PROJETO ESPORTE NA COMUNIDADE, NA LOCALIDADE DE MONDUBIM. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.106

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS