AVALIAÇÃO AUDITIVA DE BOLSISTAS VINCULADOS A UM PROJETO EXTENSIONISTA SOBRE SAÚDE AUDITIVA DESENVOLVIDO NA CIDADE DE MACAÉ, RIO DE JANEIRO.

Autores

  • VIVIAN DE OLIVEIRA SOUSA
  • IZABELLA MENDES NOGUEIRA
  • ARIADNE PIRES DE ARAUJO SOUZA
  • CRISTIANE DA SILVA RANGEL DE MENESES
  • ANGELICA NAKAMURA

Palavras-chave:

Audição, Surdez, Perda Auditiva.

Resumo

A audiometria é um método que avalia a capacidade do ser humano em ouvir sons. Para alguns jovens adultos que nunca realizaram o teste e não possuem informações sobre sua saúde auditiva, a audiometria se mostra um exame singular, sendo um diferencial na vida desses indivíduos. Objetivou-se descrever a capacidade auditiva de bolsistas vinculados a um projeto de extensão sobre perda auditiva desenvolvido na cidade de Macaé – Rio de Janeiro. Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo e base primária com bolsistas vinculados ao projeto “PET Redes Saudi”, desenvolvido na cidade de Macaé, RJ. Os bolsistas foram avaliados individualmente pela preceptora do projeto, no ambulatório de fonoaudiologia do Centro Municipal de Reabilitação/Semusa – Macaé, para avaliação audiométrica. Foram coletadas as seguintes variáveis: Idade (anos), queixas auditivas e meatoscopia. Os dados foram digitados, consolidados e analisados através da frequência relativa, medidas de tendência central, utilizando-se o software Microsoft 2010. Foram avaliados 12 bolsistas e três voluntários (n=15), com média de idade (±dp) 21,8±3,08 anos. Detectaram-se 20% dos participantes relatando queixas auditivas (o primeiro queixando-se de sensação de plenitude auricular em orelha esquerda; o segundo, queixando-se de zumbido e tontura, sendo encaminhado ao otorrinolaringologista). Quanto ao resultado da meatoscopia, 10% apresentaram alteração. Conclui-se que todas as audiometrias encontraram-se no limiar de normalidade, apesar de serem observadas queixas auditivas por parte de alguns bolsistas avaliados. Essa experiência proporcionou conhecimentos e sensibilização dos estudantes sobre a necessidade da realização desse exame na população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SOUSA, V. D. O., NOGUEIRA, I. M., SOUZA, A. P. D. A., MENESES, C. D. S. R. D., & NAKAMURA, A. (2016). AVALIAÇÃO AUDITIVA DE BOLSISTAS VINCULADOS A UM PROJETO EXTENSIONISTA SOBRE SAÚDE AUDITIVA DESENVOLVIDO NA CIDADE DE MACAÉ, RIO DE JANEIRO. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.10

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.