OS SUBSUNÇORES DO ATLETISMO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • SILVIA DA ROCHA QUARESMA Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC - Amazonas.
  • MYRIAN ABECASSIS FABER Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-0696-9686

DOI:

https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6718

Palavras-chave:

interdisciplinaridade., educação física, Matemática, Física, aprendizagem significativa

Resumo

Introdução: A aprendizagem significativa ocorre através da ancoragem ou subsunçores de aprendizagem que relacionam o novo conhecimento com o conhecimento prévio do aluno. No que tange à aprendizagem subordinada, uma nova informação da Educação Física, da Matemática e da Física adquire um significado quando interage com os subsunçores – pique-pega, adição, velocidade – e o novo material fica subordinado à estrutura cognitiva. Objetivo: Promover e analisar a aprendizagem significativa por meio da interdisciplinaridade entre as disciplinas Educação Física, Matemática e Física, usando conhecimentos prévios como base para a aprendizagem substancial e prazerosa. Metodologia: A pesquisa configura-se como pesquisa-ação aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas- BR, sob o n: 5.608.528, a partir de um delineamento experimental, sob um enfoque empírico-analítico e abordagem mista, com análise estatística e de conteúdo, aplicada de forma experimental. Participaram da pesquisa 160 alunos das quatro turmas da 1ª série do Novo Ensino Médio, divididos em grupos de 10 alunos de cada turma, professores de Física, Matemática e Educação Física da escola de tempo integral Garcitylzo do Lago e Silva. Resultados: A aplicação da interdisciplinaridade nas disciplinas envolvidas, de um modo geral, ajudou nos resultados das notas dos alunos na referida escola. Conclusão: Os subsunçores utilizadas atividades pré-desportivas, aplicados à interdisciplinaridade entre disciplinas como Educação Física, Matemática e Física pode facilitar a aprendizagem significativa, permitindo que os alunos relacionem os conceitos aprendidos com suas experiências práticas. Houve uma melhora significativa no desempenho escolar dos alunos, além de um alto conhecimento nas três áreas de conhecimento, são elas: Educação Física, Física e Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SILVIA DA ROCHA QUARESMA, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC - Amazonas.

Possui Mestrado en Ciências de la Educación -UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS- ESCUELA DE POSTGRADO( 2023),graduação em Educação Física pela Universidade Paulista (2006). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Serra(2013). É professora do da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC - Amazonas e atua como professora no Centro Educacional de Tempo Integral Ceti Garcitylzo do Lago e Silva. 

MYRIAN ABECASSIS FABER, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biotecnologia (Universidade Federal do Amazonas(2010),Profissional da Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1983) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidad Politécnica de Catalunya, (ULPC, 2004 - Catalunya- Espanha), Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior(UFRJ, 2001), Didática do Ensino Superir (CUNL,2001). Foi coordenadoraTécnica-Administrativa do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual do Amazonas- UEA; dos Cursos de Pós-Graduação em Metodologia da Educação Física - UEA/SEDUC, de Gestão Ambiental; Educação Ambiental, Psicopedagogia, Gestão Escolar, Docência do Ensino Superior e Psicomotricidade do IDAAM - Faculdade Maurício de Nassau. Atualmente é professora assistente do Curso Presencial Mediado em Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Amazonas- UEA. Orienta pesquisas em Mestrado e Doutorado da UNIDA -PY. É coordenadora do grupo de pesquisa em Psicomotricidade e Desenvolvimento Motor, LPEMH- UEA, coordena e supervisiona Projetos de Extensão Universitária nessa área. Coordena grupos de pesquisa, orienta e desenvolve projetos de extensão universitária e de intervenção em diversos espaços públicos em Manaus  e em Iranduba atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, qualidade de vida, envelhecimento, educação física, atividade física, intervenção profissional, supervisão de estágios, crianças e sociedade.

Referências

ASSIS, A.; CARVALHO, F.L.C.; AMORIM, C.E.S.; SILVA, L.F.; SILVA, L.G.L.; DOBROWOLSKY, M.S. Aprendizagem significativa do conceito de ressonância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.12, n.1, p.61-80, 2012.

AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2018.

FABER, Myrian Abecassis. Valoración y mejoría de la Escuela y del aprecio propio de los alumnos y al medio ambiente escolar, In: V Encuentro Argentino-cubano e I Congreso Latinoamericano "Misión Educar”.2001, La Habana, Cuba. LA FORMACIÓN DE VALORES; DESARROLLO DE LA CREATIVIDAD Y TALENTO; COMUNICACIÓN Y DESARROLLO HUMANO. Disponível em: <https://slideplayer.es/slide/1126812/ >. Acceso em: 19 agosto. 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. Ed. 4. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, Júlio; FABER, Myrian Abecassis. GESTÃO EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Special Edition, R. (2023). 01 a 183 - Resumos - Special Edition. Fiep Bulletin - Online, 93(1), 920 a 1123. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6692

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

DA ROCHA QUARESMA, S., & FABER, M. A. (2024). OS SUBSUNÇORES DO ATLETISMO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO. Fiep Bulletin - Online, 94(1), 812–823. https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6718

Edição

Seção

ARTIGOS - CONGRESSO FIEPS