03 - O GASTO REAL COM MEDICAMENTOS PARA DIABETES E HIPERTENSÃO COMPARADO AO GASTO REGISTRADO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO HIPERDIA EM UMA PEQUENA CIDADE.

Autores

  • RENATA SILVA GUILHERME
  • ROBSON CHACON CASTOLDI
  • HENRIQUE IZAIAS MARCELO
  • MARIA HELENA BORGATTO CAPPO BIANCO

Palavras-chave:

Diabetes, hipertensão, remédios, saúde, gastos

Resumo

Introdução: O impacto dos gastos com medicamentos no Brasil é compatível com o observado na maioria dos países em desenvolvimento, chegando a consumir até um terço dos recursos destinados à saúde. Na perspectiva de garantir os princípios constitucionais da universalidade, igualdade e integralidade das ações, o Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza instrumentos que propiciam o uso racional de recursos, na oferta de medicamentos eficazes e seguros, bem como seu uso adequado.

Objetivo: Comparar o gasto real com medicamentos para diabetes e hipertensão de uma pequena cidade com o gasto registrado no sistema de informação do “Hiperdia”.

Métodos: Foram coletados dados de 11 diabéticos, 164 hipertensos e 65 diabéticos hipertensos, todos usuários do Sistema Único de Saúde (consultas médicas, medicamentos, exames e outros serviços oferecidos pelo sistema). Os métodos de coleta de dados utilizados neste estudo foram a busca no banco de dados de Medicamentos do Dispensário e o estudo do protocolo técnico utilizado pelos profissionais de saúde.

Resultados: Todos os itens apresentaram diferenças no gasto ideal segundo o Hiperdia, além disso, o gasto real apresentou variações em todos os medicamentos. De acordo com o gasto de medicamentos baseado no consumo, considerando que a posologia atingiu a dose máxima em todas as prescrições, notou-se que a quantidade de todos os itens ultrapassou a dose máxima recomendada nos protocolos. Além disso houve grande variação no consumo de itens a cada mês.

Conclusão: O gasto real com tratamento medicamentoso para diabéticos e hipertensos superou o gasto estabelecido pelo Hiperdia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SILVA GUILHERME, R., CHACON CASTOLDI, R., IZAIAS MARCELO, H., & HELENA BORGATTO CAPPO BIANCO, M. (2022). 03 - O GASTO REAL COM MEDICAMENTOS PARA DIABETES E HIPERTENSÃO COMPARADO AO GASTO REGISTRADO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO HIPERDIA EM UMA PEQUENA CIDADE. Fiep Bulletin - Online, 92(4), 20 a 32. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6590

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)