7 - Perfil De Composição Corporal E De Aptidão Física, de Atletas Profissionais De Mixed Martial Arts (Mma) Da Zona Oeste Do Rio De Janeiro.

Autores

  • Raphael Benassi
  • Ney Evangelista Junior
  • Diego dos Santos Cordeiro
  • Jean de Souza Lima
  • Mauro Santos Macêdo
  • Mauro Moraes Macêdo
  • Gilson Ramos Oliveira Filho

Palavras-chave:

Artes Marciais, MMA, Medidas e Avaliação, Condicionamento Físico

Resumo

O Mixed Martial Arts (MMA), que traduzido para a língua portuguesa significa Mistura de artes Marciais, apresentou grande crescimento desde o seu inicio na década de 90. Este estudo objetivou investigar o perfil antropométrico e dos componentes aeróbio e neuromuscular, de atletas de MMA da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 8 (N=8) sujeitos do sexo masculino, atletas profissionais de MMA, pertencentes à um centro de treinamento de artes marciais da zona este do RJ. Foi aplicado um questionário fechado a fim de traçar o perfil desportivo e das rotinas de treinamento da amostra, assim como realização de avaliação de composição corporal, resistência muscular de membros superiores e da musculatura abdominal assim como força de preensão manual, VO2máx, vVO2máx e tempo limite em esforço máximo (Tlim). Em relação aos níveis de aptidão física, os componentes neuromusculares de força de preensão manual apresentaram níveis inferiores aos de atletas de Wrestling, porém similares a valores obtidos em atletas de Judô e Jiu-Jitsu, sendo que o nível de resistência muscular da musculatura abdominal foi classificado como excelente, e de resistência muscular de membros superiores com respostas inferiores à de atletas de Jiu-Jitsu e Judô. O VO2máx apresentou respostas superiores à de atletas de Wrestling, Judô e Jiu-Jitsu, e, em contrapartida, vVO2máx inferiores a atletas das mesmas modalidades, levando a concluir que os atletas avaliados necessitam de uma melhor programação e planejamento das suas rotinas de treinamento físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Benassi, R., Junior, N. E., Cordeiro, D. dos S., Lima, J. de S., Macêdo, M. S., Macêdo, M. M., & Filho, G. R. O. (2021). 7 - Perfil De Composição Corporal E De Aptidão Física, de Atletas Profissionais De Mixed Martial Arts (Mma) Da Zona Oeste Do Rio De Janeiro. Fiep Bulletin - Online, 90(3), 54 a 67. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6480

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>