REVISÃO INTEGRATIVA DA REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO QUE TRATAM DA HIDROGINÁSTICA/IDOSO (2009 A 2019)

Autores

  • ISLANE DA SILVA RIBEIRO
  • ELIPAULA MARQUES DA CRUZ CARVALHO
  • FABRICIO SIMÕES
  • ELIANE CUNHA GONÇAVES

Palavras-chave:

Hidroginástica. Idoso. Atividade Física

Resumo

A Hidroginástica é considerada como um dos exercícios físicos que mais cresce para o público idoso. Os exercícios dentro d'agua são os mais recomendados por serem de baixo impacto, garantir a melhora da flexibilidade, da força muscular, da circulação sanguínea e o alivio de dores musculares. Os idosos têm, nos últimos tempos, buscado diminuir os impactos causados pelo processo de envelhecimento. São os idosos ativos, que se preocupam com o seu bem-estar e que busca por atividades físicas que contemplem as suas necessidades nesta fase de vida. Neste sentido, este estudo como objetivo central: Verificar a partir da revisão interativa, os artigos virtuais da Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, que tratam da Hidroginástica, para o público idoso. O método de pesquisa utilizado foi a revisão integrativa, apresentando artigos com fonte direta online na base eletrônica de dados da Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, que tratam da Hidroginástica, entre os anos de 2009 a 2019. A amostra desta revisão, constitui-se de 11 artigos, publicados em português, na base disponível na referida Revista. Os critérios de inclusão utilizados foram: ser artigo completo em português publicados entre 2009 a 2019; ter no título a palavra Hidroginástica; apresentar resumo e ter nas palavras-chave: hidroginástica; idoso; atividade física. Percebe-se que os artigos produzidos nos últimos dez anos, apenas 05 atenderam aos critérios estabelecidos nesta pesquisa. Estes tratam das discussões sobre a prática da hidroginástica como atividade física para idoso, revelando resultados animadores para a qualidade de vida e bem-estar desse grupo. Contudo, no decorrer desses 10 anos, o número de artigos publicados na área ainda é limitado. É possível verificar a eficácia desta modalidade para retardar ou diminuir os efeitos do processo de envelhecimento e proporcionar aos idosos uma vida mais ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RIBEIRO, I. D. S., CARVALHO, E. M. D. C., SIMÕES, F., & GONÇAVES, E. C. (2020). REVISÃO INTEGRATIVA DA REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO QUE TRATAM DA HIDROGINÁSTICA/IDOSO (2009 A 2019). Fiep Bulletin - Online, 90(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6328

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.