ELABORAÇÃO DE UMA ÓRTESE DE BAIXO CUSTO PARA UM PARALISADO CEREBRAL INFANTIL DO TIPO DIPARÉTICO ESPÁSTICO: UM ESTUDO DE CASO.

Autores

  • MANUELLI ROTH
  • SADRIENE LAÍS LUNARDI
  • LIVIA WILLEMANN PERES

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Diparesia espástica, Órtese, AFO

Resumo

A paralisia cerebral (PC) é uma disfunção do movimento e postura devido a lesão não progressiva do sistema nervoso central (SNC) a mais presente é Diparesia Espástica (DE) comumente manifestada por plantiflexão excessiva e diminuição da estabilidade postural para tal faz-se emprego de órteses com intuito de diminuir flexão plantar, aperfeiçoar desempenho motor grosso, prevenir deformidades e melhorar qualidade de vida. Baseado nestas informações objetivamos fabricar e testar uma órtese de membro inferior, do tipo SAFO, e de tronco para uma criança com paralisia cerebral com padrão DE, posteriormente avaliada e reavaliada, com 3 semanas de uso, com o questionário GMFM-88. Foi então elaborado um estudo de caso com primariamente a criação de um protótipo e posteriormente feitas as adequações para findarmos a órtese em questão e para sua avaliação aplicamos o formulário supracitado. Como resultado logramos progresso nas seguintes dimensões do GMFM-88 deitar e rolar, sentar, engatinhar e ajoelhar, além de melhor agilidade e convívio social da criança em estudo. Com isto pode ser constatado que o uso desta órtese trouxe melhora para o desenvolvimento de tal paciente, não obstante faz-se necessário realização de mais estudos que abranjam uma maior população para quantificar sensatamente as reais vantagens da utilização deste tipo de órtese com tal padrão abordados no estudo e também para os demais padrões e tipos de órteses já existentes para assim estimar os benefícios físicos e emocionais advindos do uso desde equipamento ortopédico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROTH, M., LUNARDI, S. L., & PERES, L. W. (2020). ELABORAÇÃO DE UMA ÓRTESE DE BAIXO CUSTO PARA UM PARALISADO CEREBRAL INFANTIL DO TIPO DIPARÉTICO ESPÁSTICO: UM ESTUDO DE CASO. Fiep Bulletin - Online, 90(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6327

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)