AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DAS PESSOAS COM LESÃO MEDULAR SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF)

Autores

  • EDIENNE ROSÂNGELA SARMENTO DINIZ
  • MARIA DO LIVRAMENTO SILVA BITENCOURT
  • GABRIELE MARIA DANTAS DINIZ
  • AILZA ROQUE DE BRITOIV
  • FRANCILENE JANE RODRIGUES PEREIRA

Palavras-chave:

Lesão medular, Classificação Internacional e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Resumo

Após uma lesão medular, a funcionalidade do indivíduo é comumente afetada e fatores diversos estão envolvidosneste processo. OBJETIVO: classificar a funcionalidade das pessoas com lesão medular no município de João Pessoa – PB.MÉTODOS: estudo descritivo de delineamento transversal. Empregou-se o Plano Amostral por Cadeia de Referência, comamostra de 25. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: sujeitos de ambos os gêneros, jovens e adultos com idade entre 18- 60 anos, paraplégicos com lesão medular completa ou incompleta, que se dispuseram a participar do estudo. O estudo foidesenvolvido em cinco instituições de apoio a pessoa com deficiência no município de João Pessoa. A coleta de dados ocorreuno período de Abril a julho de 2012. Utilizaram-se, dois instrumentos: I (Perfil Socioeconômico e Clínico dos Sujeitos), II (CIF:Estrutura do corpo, Função do Corpo e Atividade e Participação). Realizou-se a análise descritiva e exploratória dos dadosquantitativos, produziram-se gráficos e tabelas de frequências simples ou cruzadas, além de cálculos de médias, mínimos,máximos e desvios padrão nas variáveis de interesse. RESULTADOS E DISCUSSÕES: as categorias e subcategorias maiscomprometidas em relação às funções do corpo foram emoção, intestino e bexiga, sexualidade e força e tônus muscular. Nodomínio atividades e participação, as maiores dificuldades foram nas tarefas locomover-se; trabalhar; manter relações afetivase sexuais e exercer seus direitos enquanto cidadãos. No domínio fatores ambientais classificou-se como facilitadores: família eamigos. As categorias classificadas como barreiras foram os profissionais de saúde. CONCLUSÃO: a aplicação da CIF empessoas com lesão medular permitiu demonstrar uma série de limitações nesses pacientes, assim como elencou fragilidade emdiversas áreas da vida das PCLM de forma a facilitar o processo de reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROSÂNGELA SARMENTO DINIZ, E., SILVA BITENCOURT, M. D. L., MARIA DANTAS DINIZ, G., DE BRITOIV, A. R., & JANE RODRIGUES PEREIRA, F. (2018). AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DAS PESSOAS COM LESÃO MEDULAR SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF). Fiep Bulletin - Online, 88(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5938

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)