FORMAÇÃO DE EDUCADORAS: DIÁLOGOS, VIVÊNCIAS, CORPO, MOVIMENTO...

Autores

  • MÁRCIO XAVIER BONORINO FIGUEIREDO

Palavras-chave:

Formação, Educação Física, Educação Biocentrica.

Resumo

Este artigo indica o percurso da disciplina Corpo e Diálogos: Fundamentos da Educação Física, ocorrido no Curso de Pedagogia de Formação de Professores em Serviço para as séries iniciais da Faculdade de Educação  UFPEL - ministrado em Jaguarão-RS. A intenção é situar os caminhos a partir das vivências realizadas, dos das filmagens, entrevistas e de outras “leituras” desenvolvidas durante o processo. Este trabalho caracteriza-se como uma  pesquisa qualitativa principalmente pelos procedimentos adotados. André (1995:24) propõe o uso do termo qualitativo no sentido de:...Diferenciar técnicas de coleta ou, até melhor, para designar o tipo de dado obtido...Busca  contribuir para a formação de educadoras sensíveis; pois, ao se perceberem num processo de vivências como expressão do próprio movimento, emoção, esperamos que sejam capazes também, de trabalhar com os movimentos, as emoções, as brincadeiras, os brinquedos criando assim, espaços renovados de expressão da vitalidade, da afetividade, da criatividade, da sexualidade e da transcendência.  
Os conhecimentos foram se constituindo através dos diálogos, das escutas, dos silêncios. Da maneira como propõe Freire (1996) no seu livro Pedagogia da Autonomia. Aprendemos com as expressões das faces, dos olhares, da corporeidade das educadoras para encontrar nos labirintos  sinais sensíveis e indicativos de novos caminhos. Ou, melhor, como indica Rolando Toro (2002) nos seus escritos construir uma poética do encontro humano emocionado. “Celebrar a presença do outro, exaltá-lo no encanto essencial do encontro é, talvez, a única possibilidade saudável”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FIGUEIREDO, M. X. B. (2015). FORMAÇÃO DE EDUCADORAS: DIÁLOGOS, VIVÊNCIAS, CORPO, MOVIMENTO. Fiep Bulletin - Online, 76(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5293

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS