AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA ASSOCIADA À DOENÇA CARDIOVASCULAR E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA.

Autores

  • LARA COLOGNESE HELEGDA
  • LUIS CARLOS BODANESE

Palavras-chave:

Interleucina-6, Síndrome Metabólica, Atividade Física

Resumo

Introdução: Pacientes com Doença Arterial Coronariana, tanto em suas formas agudas quanto crônicas, apresentam níveis elevados da adipocina inflamatória Interleucina-6 (IL-6) quando comparados à população geral, presumidamente saudável. A Interleucina-6 é uma citocina multifuncional que regula a resposta imune do organismo, a hematopoiese, a resposta da fase aguda, e a inflamação. No músculo esquelético, a expressão de IL-6 aumenta após o exercício físico e é expressa por fibras musculares durante a contração, sendo liberada em grandes quantidades do músculo para a circulação durante essa prática. Metodologia: Estudo transversal controlado, baseado em uma amostra histórica obtida por sorteio entre os registros do banco de dados de pacientes com Síndrome Metabólica, segundo ausência e presença estabelecida de Doença Cardiovascular, classificados conforme os critérios NCEP/ATP III, atendidos no Ambulatório de Risco Cardiometabólico do Hospital da PUCRS, no período de 03/2008 a 12/2011. Conclusão: A IL-6 está envolvida na patogênese da Síndrome Metabólica e na associação de desfechos clínicos cardiovasculares. Em relação aos dois grupos estudados de indivíduos sedentários e praticantes de atividade física regular, obteve-se significância estatística, porém, sabe-se que a amostra utilizada para essa análise possui pouco poder estatístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

HELEGDA, L. C., & BODANESE, L. C. (2014). AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA ASSOCIADA À DOENÇA CARDIOVASCULAR E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA. Fiep Bulletin - Online, 84(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4588

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>