INTERFERÊNCIA DE MEDIDAS PREVENTIVAS NA INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA

Autores

  • LAIRA FUHR
  • CESAR LUCHESA

Palavras-chave:

fisioterapia, pneumonia associada a ventilação mecânica, prevenção, protocolos, segurança do paciente, unidade de terapia intensiva.

Resumo


A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) é a  infecção adquirida em unidade de terapia intensiva mais freqüente em pacientes que necessitam de ventilação mecânica invasiva (VMI), fatores de risco para a PAV podem ser modificáveis ou não, podendo se relacionar ao paciente ou ao tratamento. Algumas medidas de prevenção da PAV tem se mostrado eficientes em reduzir sua ocorrência, sendo cada vez mais utilizadas nas unidades de terapia intensiva (UTI). Tendo como objetivo verificar se as medidas preventivas interferem no índice de PAV, em uma unidade de terapia intensiva oncológica da alta complexidade no Oeste de Paraná. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de coorte com pacientes submetidos a VMI, a coleta de dados foi realizada pela equipe do CCIH do referido hospital e teve início em janeiro de 2010 estendendo-se até dezembro de 2012, sendo fragmentada em dois tempos cronológicos, antes e após a implantação de um protocolo de prevenção da PAV. Ao final do estudo, foi possível observar uma diminuição da incidência de PAV, sendo esse valor de 30,04 casos de PAV/1000 dias de VMI no ano de 2010, antes da implantação do protocolo e após a implantação do protocolo, nos anos de 2011 e 2012 essa incidência foi de 17,66 casos de PAV/1000 dias de VMI e 11,66 casos de PAV/1000 dias de VMI, respectivamente. Conclui-se dessa forma, que a adoção de medidas preventivas interfere na PAV, reduzindo a sua incidência assim como os riscos atribuídos a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FUHR, L., & LUCHESA, C. (2014). INTERFERÊNCIA DE MEDIDAS PREVENTIVAS NA INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA. Fiep Bulletin - Online, 84(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4515

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS