PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DO SURDO E DO DEFICIENTE AUDITIVO NO ESPAÇO ESCOLAR: ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE AUDIÇÃO E PRÓTESE AUDITIVA EM UMA UNIDADE POLO DE ATENDIMENTO À SURDEZ – MACAÉ, RJ.

Autores

  • JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI
  • MARIA FERNANDA LARCHER DE ALMEIDA
  • HUGO DEMÉSIO MAIA TORQUATO PAREDES
  • ISADORA DE FREITAS LYRIO
  • FLÁVIA DE MIRANDA FERNANDES

Palavras-chave:

Surdez, Perda auditiva, Inclusão Social, Educação em Saúde.

Resumo


As estratégias educativas voltadas à inclusão de crianças com perda auditiva no ambiente escolar devem ser estimuladas e desenvolvidas de modo a proporcionar a inclusão das mesmas e apoiá-las em seu processo de interação com todos os sujeitos de seu convívio. Objetivou-se apresentar os resultados e as experiências de discentes em uma ação educativa voltada a inclusão da criança surda e deficiente auditiva em uma escola da rede municipal de ensino fundamental de Macaé. Foi realizada uma atividade de educação em saúde no Dia Mundial do Surdo, 30 de setembro de 2013, em uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Macaé, pelo Programa Saúde na Escola (PSE). A equipe realizou uma atividade de educação em saúde, apresentando de forma lúdica uma cartilha desenvolvida para promoção da inclusão do surdo, para crianças de 06 a 13 anos, matriculadas do primeiro ao sexto ano. Participaram da atividade 14 turmas, totalizando 280 alunos do ensino fundamental. Quanto ao relato dos bolsistas sobre a experiência na atividade, detectou-se que “permitiu a percepção da realidade de crianças especiais e a importância de se dar uma maior atenção a esse grupo”. Verificou-se também que o contato com a criança surda e deficiente auditiva e a forma com que estas interagem com as demais “mostrou que as mesmas também podem levar uma vida normal”. Conclui-se que a atividade educativa atingiu o seu objetivo, uma vez que 90% dos alunos receberam a cartilha e 60% se interessaram pelo conteúdo da mesma. A experiência discente na proposta foi de suma importância para a futura atuação profissional com grupos especiais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

CAPELLI, J. D. C. S., ALMEIDA, M. F. L. D., PAREDES, H. D. M. T., LYRIO, I. D. F., & FERNANDES, F. D. M. (2014). PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DO SURDO E DO DEFICIENTE AUDITIVO NO ESPAÇO ESCOLAR: ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE AUDIÇÃO E PRÓTESE AUDITIVA EM UMA UNIDADE POLO DE ATENDIMENTO À SURDEZ – MACAÉ, RJ. Fiep Bulletin - Online, 84(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4495

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>