O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO 1º AO 4º PERÍODOS EM RELAÇÃO À ANATOMIA SISTÊMICA E LOCOMOTORA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, CABO FRIO, RJ.

Autores

  • LENINE DAVID DA CRUZ CARVALHO
  • JAUNILSON FRANCISCO DA CRUZ

Palavras-chave:

Anatomia, ensino superior, corpo humano

Resumo

Os alunos que chegam aos Institutos Federais trazem suas experiências e estas podem contribuir positivamente para o seu aprendizado ou não. O professor que atua com a disciplina de anatomia humana, percebe em sua prática diária que não tem muito como evoluir em seu ensinamento porque apesar da tecnologia avançada, ossos, músculos e tendões continuam sendo ossos, músculos e tendões. Por isso, surgiu uma dúvida que se procurou sanar nesta pesquisa: com que conhecimento em anatomia os alunos chegam aos Institutos Federais? Buscando identificar o conhecimento de alunos do 1º período do Instituto Federal Fluminense do Campus Cabo Frio RJ do curso de Ciências da Natureza, em relação às estruturas anatômicas sistêmicas e locomotoras, utilizando o método de questionário, onde os alunos tiveram acesso a 18 perguntas sobre a anatomia macroscópica do corpo humano e marcaram em uma figura que se encontrava com algumas quadrículas e o mesmo teria que marcar na quadrícula um “X” correspondente à pergunta correta. As perguntas são relacionadas às seguintes estruturas: coração, baço, tireoide, rim, ossos do carpo, fíbula, rádio, clavícula, fêmur, manguito rotador, bíceps braquial, supinador, quadríceps, pectíneo, ossos do tarso, músculo cremáster, tíbia e deltoide. Para os 28 alunos do curso de Ciências da Natureza, investigados obteve-se o seguinte resultado, concluindo-se que em relação ao conhecimento de alunos do 1º do curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense – Campus Cabo Frio, RJ, em relação às estruturas anatômicas têm-se o seguinte percentual de acertos: coração (100%); baço (14%); tireóide (100%); rim (100%); ossos do carpo (93%); fíbula (71%); rádio (79%); clavícula (89%); fêmur (89%); manguito rotador (64%); bíceps braquial (71%); supinador (96%); quadríceps (21%); pectíneo (14%); ossos do tarso (79%); músculo cremáster (43%); tíbia (89%); deltóide (79%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

CARVALHO, L. D. D. C., & CRUZ, J. F. D. (2014). O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO 1º AO 4º PERÍODOS EM RELAÇÃO À ANATOMIA SISTÊMICA E LOCOMOTORA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, CABO FRIO, RJ. Fiep Bulletin - Online, 84(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4433

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)