DANÇA NO PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES NO SERVIÇO DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. ALBERTO LIMA (HCAL)

Autores

  • CARLOS WAGNER FERREIRA FARIAS
  • KALÉRIA NAYARA LEANDRO SANTOS
  • JOSÉ LUIS DA CUNHA PENA
  • DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA

Palavras-chave:

Dança, Psiquiatria, Saúde Mental

Resumo

O presente trabalho trata de relatar as experiências dos residentes professores de educação física, para descrever os possíveis significados atribuídos pelos pacientes portadores de transtorno mental frente às atividades de dança. A temática surge a partir dos constantes pedidos dos pacientes internados na clínica psiquiátrica do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) pelas atividades de dança desenvolvidas pelos professores de educação física oriundos do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com ênfase na linha de formação Atenção a Saúde Mental, da Universidade Federal do Amapá, sendo esta prática corporal previstas no plano terapêutico singular dos pacientes. Registra-se que este estudo qualitativo, do tipo descritivo, teve como sujeitos pacientes internados no serviço de psiquiatria do HCAL, com diferentes diagnósticos de transtornos mentais. Para o estudo, foram utilizados os meses de Junho e Agosto de 2013, sendo a quantidade de participantes variada a cada semana, devido ao quadro clínico, internações, reinternações e altas hospitalares. Compreende-se que as atividades de dança trazem diferentes interpretações para os pacientes com transtornos mentais, porém, há um consenso de que são grandes os benefícios propostos pela sua prática, sejam orgânicos ou psicológicos. A ideia de termos a dança como uma possível ação terapêutica nas atividades do serviço de saúde mental evidencia a importância da presença e atuação do profissional de educação física na equipe multiprofissional de saúde mental, pois se fundamenta no modelo de assistência não centrada na ação médica, e sim, em novas perspectivas de serviços de cuidado e promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FARIAS, C. W. F., SANTOS, K. N. L., PENA, J. L. D. C., & PUREZA, D. Y. D. (2014). DANÇA NO PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES NO SERVIÇO DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. ALBERTO LIMA (HCAL). Fiep Bulletin - Online, 84(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4375

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)