O TREINAMENTO RESISTIDO E AULAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO EM IDOSOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ATRAVÉS DO TESTE DO GRUPO DE DESENVOLVIMENTO LATINO-AMERICANO PARA A MATURIDADE (GDLAM).

Autores

  • JOSIANA KELY RODRIGUES MOREIRA
  • FELIPE DE LIMA MOURA
  • DENISE DIAS DA SILVA
  • VANDERSON CUNHA DO NASCIMENTO
  • EVITOM CORRÊA SOUSA

Palavras-chave:

Treinamento Resistido, Condicionamento Físico, Idoso, GDLAM.

Resumo


O Treinamento Resistido (TR) e aulas de Condicionamento Físico (CF) intervaladas, são as formas mais aplicadas ao público idoso, devido a sua fácil manipulação de variáveis e controle dos fatores relevantes ao treinamento; A partir dessas informações, trabalhou-se o conceito do TR e as aulas de CF realizadas de forma intervalada, aplicadas em projetos “Aptidão Física, Força e Saúde” e “Polo Esportivo SEDUC/NEL”, tendo como amostra da pesquisa idosos dentro do corte etário de 50 à 70 anos, com objetivo principal analisar e comparar as capacidades físicas e autonomia dos idosos que praticam o treinamento resistido no Laboratório de Exercícios Resistidos e Saúde (LERES) e os idosos que participam do projeto Polo Esportivo SEDUC/NEL, nas aulas de condicionamento físico de forma intervalada, utilizando como parâmetro de comparação dos grupos, o teste do Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade (GDLAM); os objetivos específicos são: verificar como um treinamento físico influência no rendimento do individuo idoso em suas tarefas diárias; Analisar como os treinamentos resistido e funcional influenciam nas capacidades funcionais de força. Os dados estatísticos da pesquisa foram apresentados através de tabelas e gráficos e o tratamento estatístico foi realizado através do Pacote Estatístico SPSS 18.0 onde se adotou a estatística descritiva (média e desvio padrão) para caracterização da amostra, e a estatística inferencial através do teste t de Student para comparação entre as médias das variáveis estudadas entre os diferentes grupos amostrais; Tendo em destaque a linha dos autores que defendem a prática do TR, como manutenção da massa corporal magra, aumento da densidade mineral óssea, controle de doenças como hipertensão, AVC, obesidade, diabetes, etc, fortalecimento muscular buscando o prolongamento da vida e a redução de problemas e obstáculos impostos a saúde e a qualidade de vida em excelente estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

MOREIRA, J. K. R., MOURA, F. D. L., SILVA, D. D. D., NASCIMENTO, V. C. D., & SOUSA, E. C. (2014). O TREINAMENTO RESISTIDO E AULAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO EM IDOSOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ATRAVÉS DO TESTE DO GRUPO DE DESENVOLVIMENTO LATINO-AMERICANO PARA A MATURIDADE (GDLAM). Fiep Bulletin - Online, 84(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4373

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>