EFEITOS DE UM PROGRAMA DE 8 SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE OS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM REPOUSO DE IDOSAS SOB TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO.

Autores

  • GEANY BENTES SILVA FARINAZO BORGES
  • NAJE CLÉCIO NUNES DA SILVA
  • KLEBER FARINAZO BORGES

Palavras-chave:

Treinamento Resistido, Pressão Arterial, Idosos

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo Investigar os efeitos de um programa de oito semanas de treinamento resistido sobre os níveis pressóricos em repouso de idosas sob tratamento não farmacológico. Fizeram parte da pesquisa, idosas com idade igual ou superior a 60 anos. A amostra foi constituída por 21 idosas, com idade média de 62,8 anos. A pesquisa foi do tipo transversal com abordagem quantitativa, procedimento de campo e com característica pré-experimental. Os dados foram analisados pelo programa BioEst, versão 5.0. Os procedimentos estatísticos corresponderam ao teste t pareado para analisar as diferenças entre o pré e pós-testes para uma mesma amostra. Também foi utilizado o delta percentual (?%) para determinar as diferenças percentuais das variáveis em relação ao pré e pós-teste. Os resultados obtidos demonstraram dados estatisticamente significativos ao nível de significância de p ? 0,05, indicando que o treinamento para o grupo em questão, contribuiu significativamente para a redução da Pressão Arterial, e também pelo método delta tanto a pressão arterial sistólica quanto a pressão arterial diastólica diminuíram seus valores médios em relação ao pré-teste, sendo este um comportamento importante para uma maior eficiência cardíaca e controle da pressão arterial. A partir dos dados expostos, sugere-se a necessidade de outros estudos que envolvam exercícios resistidos utilizando metodologias diferentes e grupos amostrais maiores, pois, embora o treinamento resistido esteja sendo aconselhado para idosos e haja algumas alusões de que ele possa ter efeito hipotensor crônico, há paralelamente contestações sobre este assunto, o que evidencia que este ainda é um campo aberto a investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

BORGES, G. B. S. F., SILVA, N. C. N. D., & BORGES, K. F. (2014). EFEITOS DE UM PROGRAMA DE 8 SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE OS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM REPOUSO DE IDOSAS SOB TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO. Fiep Bulletin - Online, 84(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4327

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.