AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO PÓS-OPERATÓRIO DE LESÃO DO MANGUITO ROTADOR ATRAVÉS DA ESCALA DA UNIVERSITY OF CALIFORNIA AT LOS ANGELES (UCLA)

Autores

  • IRINEU JORGE SARTOR
  • MARIANE BALESTRIN
  • SANDROVAL FRANCISCO TORRES
  • MARCOS MAXIMILINO BOSCATTO

Palavras-chave:

funcionalidade, manguito rotador, tratamento cirúrgico, fisioterapeutico

Resumo

INTRODUÇÃO: As diversas alterações que acometem o ombro e que se manifestam com dor e limitação funcional, são denominadas Síndrome do Impacto. Esta síndrome apresenta etiologia multifatorial, podendo ser dividida quanto a sua etiologia em Impacto Primário e Secundário. Os tratamentos atuais para sujeitos com lesão de manguito rotador focalizam a cirurgia e a Fisioterapia como importantes instrumentos para a verificação dos resultados terapêuticos, pois tentam minimizar possíveis desordem cinética-funcional pós-tratamento. OBJETIVO: Avaliar a funcionalidade do ombro de indivíduos adultos submetidos a tratamento cirúrgico devido lesões do manguito rotador; METODOS: Foram utilizados a escala funcional da University of California at Los Angeles (UCLA). A amostra deste estudo foi composta por 20 sujeitos de ambos os gêneros, com idades entre 29 e 73 anos, submetidos a tratamento cirúrgico, devido a lesões do manguito rotador com o mesmo cirurgião, utilizando a reparação cirúrgica aberta e que realizaram tratamento fisioterapêutico no ano de 2005. RESULTADOS: Os resultados encontrados  apontam para níveis totais altos dos escores onde observou-se que 30% indicaram nível bom e 45% excelentes, totalizando 75%, já em relação ao nível de satisfação 85% da amostra indicaram estar satisfeitos.CONCLUSÃO: Concluiu-se que o tratamento cirúrgico do manguito rotador associado ao tratamento fisioterapeutico utilizando recursos físicos como: Ultra-Som, Ondas Curtas, TENS e Cinesioterapia, oferece bons resultados e tem alto índice de satisfação dos pacientes após a reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SARTOR, I. J., BALESTRIN, M., TORRES, S. F., & BOSCATTO, M. M. (2014). AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO PÓS-OPERATÓRIO DE LESÃO DO MANGUITO ROTADOR ATRAVÉS DA ESCALA DA UNIVERSITY OF CALIFORNIA AT LOS ANGELES (UCLA). Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4103

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)