MORTE SÚBITA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL: AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DE ATLETAS, COMISSÃO TÉCNICA E DEPARTAMENTO MÉDICO.

Autores

  • MARCELO VELLOSO HEEREN
  • DEMILTO YAMAGUSHI DA PUREZA
  • DIEGO MENDROT TABOAS FIGUEROA
  • KÁTIA DE ANGELIS

Palavras-chave:

Morte Súbita, Futebol, Conhecimento Profissional

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar o conhecimento de jogadores, da comissão técnica e do departamento médico de clubes de futebol e futsal relacionados à morte súbita. Foram sujeitos da pesquisa 40 profissionais (10 médicos, 10 integrantes de comissão técnica e 20 jogadores profissionais) que atuavam no futsal ou no futebol de campo de clubes que participam da primeira divisão de campeonatos brasileiros do estado de São Paulo. Os resultados mostraram um bom conhecimento sobre o que é morte súbita e uma preocupação na prevenção deste evento entre todos os participantes do estudo. Entretanto, apesar da maioria dos médicos saberem como prevenir a morte súbita, apenas 50% realizaram exames preventivos em seus atletas, os quais não se consideraram devidamente avaliados em relação ao risco de morte súbita. Apenas alguns médicos (30%) e integrantes da comissão técnica (20%) haviam participado de palestras que abordavam a morte súbita. A maioria dos atletas (60%) e dos integrantes da comissão técnica (80%) adquiriram conhecimento sobre a morte súbita através da mídia. Dessa forma, podemos perceber que apesar da morte súbita em atletas ser um evento drástico, mas raro, as condutas efetivas de prevenção deste evento não estão totalmente incorporada nas equipes profissionais de futebol no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

HEEREN, M. V., PUREZA, D. Y. D., FIGUEROA, D. M. T., & ANGELIS, K. D. (2014). MORTE SÚBITA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL: AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DE ATLETAS, COMISSÃO TÉCNICA E DEPARTAMENTO MÉDICO. Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4094

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS