ATIVIDADADES DA VIDA DIÁRIA DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NOS CONTEXTOS FAMILIAR, ESCOLA ESPECIAL E ESCOLA REGULAR (RELATO DE CASO)

Autores

  • CAROLINE EVELYN SOMMERFELD
  • MARCUS VINÍCIUS MARQUES DE MOARES
  • THAÍS SILVA BELTRAME

Palavras-chave:

atividades da vida diária, paralisia cerebral, contextos

Resumo

RESUMO: A autonomia e independência de uma criança com paralisia cerebral podem se apresentar comprometidas devido a algum déficit motor, ou cognitivo decorrente da patologia.  Eventos ambientais são capazes de modificar substancialmente a evolução da criança, principalmente durante os primeiros anos de vida, por isso a família e a escola, são ambientes que desempenham um papel fundamental.  O objetivo geral deste estudo descritivo, do tipo estudo de caso, com análise quali-quantitativa dos resultados, foi investigar as atividades da vida diária de uma criança com paralisia cerebral nos contextos família, escola especial e escola regular.  Como sujeito de estudo foi selecionado uma criança com paralisia cerebral, em idade pré-escolar, que freqüentava a escola especial e a escola regular na cidade de Blumenau.  Também participaram as pessoas que faziam parte desses contextos (pais, professores da escola especial e da escola regular). Os contextos investigados se mostraram altamente estimulantes para o desenvolvimento das atividades da vida diária, porém as atividades precisam ser cuidadosamente mediadas, respeitando as limitações da criança, mas sempre estimulando seu potencial máximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SOMMERFELD, C. E., MOARES, M. V. M. D., & BELTRAME, T. S. (2014). ATIVIDADADES DA VIDA DIÁRIA DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NOS CONTEXTOS FAMILIAR, ESCOLA ESPECIAL E ESCOLA REGULAR (RELATO DE CASO). Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4073

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)