ANÁLISE DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL OBTIDO POR DIFERENTES MÉTODOS DE AVALIAÇÃO (ANTROPOMÉTRICO E DE PESAGEM HIDROSTÁTICA)

Autores

  • DALILA TOSSET
  • MABEL MICHELINE OLKOSKI
  • SILVANA CORRÊA MATHEUS

Palavras-chave:

percentual de gordura corporal, métodos de avaliação, homens e mulheres

Resumo

Objetivou-se com o presente estudo verificar se existe diferença verificar se existe diferença entre os valores de percentual de gordura corporal (%GC) obtidos pelos métodos antropométrico [através das técnicas de dobras cutâneas (A-DC+C) e circunferências - equações generalizadas (A-CG) e específicas (A-CE)] e de pesagem hidrostática (PH). Avaliaram-se estudantes universitários, fisicamente ativos, divididos em 2 grupos: masculino (GM) (n=23,  idade=21,90±2,28anos, estatura=176,11±6,26cm e massa corpórea=73,98±8,54kg), e feminino (GF) (n=13, idade=20,92±1,70anos, estatura=162,47±3,61cm e massa corpórea=57,22±6,96kg). De acordo com os resultados obtidos todos os valores de %GC estimados pelos métodos investigados são diferentes estatisticamente (PH vs A-CG p<0,05; PH vs A-DC+C, PH vs A-CE, A-DC+C vs A-CG, A-DC+C vs A-CE, A-CG vs A-CE p<0,01), ao considerar o GM. Em relação ao GF o %GC apresentou-se estatisticamente diferente PH vs A-CG (p<0,05), PH vs A-DC+C (p<0,01) e PH vs A-CE (p<0,01) quando foram considerados os dois métodos, no entanto, ao analisar o método antropométrico observa-se que os resultados estimados, considerando as diferentes técnicas e/ou equações, não diferiram significativamente entre si. Com base nos dados obtidos e considerando-se os grupos avaliados, conclui-se que a predição do %GC pode ser feita a partir de valores de circunferências de determinados segmentos, podendo para tanto utilizar equações específicas ou equações generalizadas quando o público avaliado for composto de  mulheres. Considerando a praticidade na aplicação da técnica de circunferências e na obtenção dos resultados, as informações obtidas traduzem-se em uma ferramenta útil para os profissionais que fazem uso da avaliação da composição corporal. Em relação ao público masculino os dados obtidos não foram conclusivos sendo necessário para tanto, um aprofundamento das investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

TOSSET, D., OLKOSKI, M. M., & MATHEUS, S. C. (2014). ANÁLISE DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL OBTIDO POR DIFERENTES MÉTODOS DE AVALIAÇÃO (ANTROPOMÉTRICO E DE PESAGEM HIDROSTÁTICA). Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4057

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)