RELAÇÃO DA DOR E FLEXIBILIDADE DA MUSCULATURA PÓSTERO-INFERIOR DE JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAIS E NÃO-PROFISSIONAIS.

Autores

  • LUIZ FELIPE HUNHEVICZ DE FREITAS
  • VINíCIUS PEREZIN MIZUTA
  • FABIANE ROSA GIODA
  • DÉBORA SOCCAL SCHWERTNER

Palavras-chave:

dor, flexibilidade, futebol

Resumo

A flexibilidade, muscular pode ser definida como a diferença da posição relaxada e estendida do músculo. Com a evolução do futebol, lesões poderão surgir devido ao fato de cada jogador estar buscando superar seus próprios limites. Nesse contexto, a flexibilidade é de grande importância na prevenção de lesões e na melhora da performance. Este estudo teve como objetivo, comparar a flexibilidade da musculatura pôstero-inferior do grupo de jogadores de futebol profissionais e não-profissionais relacionando-a com queixas de dor na coluna lombar e membros inferiores. Os dados foram coletados a partir de um questionário-entrevista abordando dor, ocorrência de lesões e tipo de treino, bem como a análise de imagens corporais pela Biofotogrametria®. Foram demarcados pontos na pelve e membro inferior direito dos jogadores segundo Santos (2001), solicitando aos mesmos que realizassem a flexão anterior de tronco, até o limite da dor. Para o registro das imagens foi utilizada uma câmera fotográfica digital da marca PENTAX. A análise dos dados obtidos foi realizada através da distribuição de freqüência simples e cruzada. Verificou-se que a flexibilidade da articulação coxofemoral no grupo de jogadores profissionais foi de 44,42º e para os jogadores não-profissionais de 39,89º, estando ambos abaixo da considerada ideal (90º). Apenas 3 jogadores relataram episódio de dor na coluna lombar ou lesões nos membros inferiores que pudessem estar relacionados com o encurtamento da cadeia póstero-inferior, não encontrando-se neste estudo relação entre estas variáveis. Conclusão: Apesar de não ter havido relação entre dor e flexibilidade, observa-se a necessidade de incrementar os exercícios de alongamento tanto em times amadores quanto em profissionais, pois a literatura traz a importância da extensibilidade na prevenção de lesões e na melhora da performance dos atletas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FREITAS, L. F. H. D., MIZUTA, V. P., GIODA, F. R., & SCHWERTNER, D. S. (2014). RELAÇÃO DA DOR E FLEXIBILIDADE DA MUSCULATURA PÓSTERO-INFERIOR DE JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAIS E NÃO-PROFISSIONAIS. Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4045

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS