QUALIDADE DE VIDA, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E ASPECTOS DE PERSONALIDADE DE INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.

Autores

  • JOÃO CARLOS J. PICCOLI
  • GERALDINE A. DOS SANTOS
  • OTÁVIO A. BERTOLETTI
  • GUSTAVO WACLAWOVSKY
  • MAUREEN KOCH

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Índice de massa corporal, Personalidade

Resumo

O presente estudo de característica descritiva teve como objetivo comparar as condições emocionais (níveis de neuroticismo) e qualidade de vida com o IMC de indivíduos selecionados da região do Vale do Sinos. Foram estudados 585 sujeitos, de 18 e 80 anos, residentes na região do Vale do Sinos, RS,  selecionados por conveniência. Utilizou-se na análise dos dados a ANOVA com Post Hoc de Scheffé para detectar diferenças entre as variáveis. Para se avaliar o IMC, na variável estatura, utilizou-se um estadiômetro com precisão de 0,1cm e a massa corporal, através de balança digital marca Plenna, com precisão de 100g. A qualidade de vida foi avaliada através do WHOQOL-100 e as condições emocionais pela Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo - EFN que avalia os fatores vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão. Observou-se que os sujeitos eutróficos quando comparados aos com sobrepeso apresentaram mais satisfação em relação à sua qualidade de vida (G2) (p<.005). Tal resultado foi, também, observado em relação aos sujeitos classificados como obesos (p<.05). No que se refere à satisfação dos sujeitos em relação à saúde (G4), os eutróficos demonstraram mais satisfação do que os sujeitos com sobrepeso e obeso (p<.01). O mesmo resultado foi constatado quando os sujeitos com sobrepeso foram comparados aos obesos (p<.01). . Analisando-se as condições emocionais dos sujeitos, constatou-se que os sujeitos eutróficos quando comparados aos com sobrepeso e obesos, apresentam-se menos vulneráveis (N1) (p<.001), e menos depressivos (N4) (p<.01). Ao serem comparados com os sujeitos obesos, os eutróficos apresentaram-se menos ansiosos (N3).  Concluiu-se que quanto menor for a massa corporal em relação à estatura, mais satisfeito estão os sujeitos com a sua saúde e qualidade de vida. Por outro lado, quando a massa corporal aumenta, aumenta a tendência à vulnerabilidade, ansiedade e depressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PICCOLI, J. C. J., SANTOS, G. A. D., BERTOLETTI, O. A., WACLAWOVSKY, G., & KOCH, M. (2014). QUALIDADE DE VIDA, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E ASPECTOS DE PERSONALIDADE DE INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS. Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4034

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)