DANÇA E CONTEMPORANEIDADE: PESPECTIVAS METODOLÓGICAS

Autores

  • MARIA DO CARMO SARAIVA
  • LUCIANA FIAMONCINI
  • ELISA ABRÃO

Palavras-chave:

dança, contemporaneidade, metodologia

Resumo

O presente trabalho pretendeu investigar as possibilidades de re-significação da dança como uma das práticas corporais contemporâneas. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que propõe a problematização, a teorização e a reconstrução coletiva do conhecimento, para alcançar possibilidades de intervenção social. O procedimento hermenêutico caracterizou a perspectiva fenomenológica adotada na investigação, que foi realizada com pessoas da comunidade, em sua maioria universitárias. Realizaram-se aulas de dança com elementos/processos das danças contemporâneas e da improvisação. Neste recorte privilegiamos duas unidades significativas, e suas sub-unidades, que se destacaram do eixo metodológico da nossa intervenção: a) a relação com o "outro" na conformação da dança, na ação e na apreciação, configurando-se a observação e a interação como meio de compreensão e apropriação da dança; b) a relação professor - aluno, que caracterizou tanto no papel de quem ensina dança, quanto no papel da metodologia de ensino da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SARAIVA, M. D. C., FIAMONCINI, L., & ABRÃO, E. (2014). DANÇA E CONTEMPORANEIDADE: PESPECTIVAS METODOLÓGICAS. Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4027

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS