A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MECANISMO AUXILIAR A REALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL AMBICIONADA PELA "UTOPIA AUTORITÁRIA" PARA O ENSINO SUPERIOR (1964-1968)

Autores

  • THIAGO PELEGRINI
  • MÁRIO LUÍS NEVES DE AZEVEDO

Palavras-chave:

História da Educação, História da Educação Física, Governos Militares

Resumo

A articulação civil-militar responsável pelo golpe de Estado de 1964 orientou suas ações em torno da implantação de um projeto societal conservador que visava a eliminação do dissenso político. No campo educacional, essa estratégia implicou a promulgação de um conjunto de leis imbuído de um caráter autoritário e desmobilizador. Assim, o objetivo desse artigo centra-se na análise da política educacional voltada ao ensino superior, privilegiando o papel atribuído a Educação Física. Para tanto, utilizou-se uma metodologia fundamentada na pesquisa bibliográfica e categorias analíticas que auxiliam o desvendamento do ideário e estratégias colocadas em prática nessa reforma. Constatou-se, que a educação foi reformulada em consonância com o modelo empresarial e a imposição de disciplina através do ensino. Nesse contexto, a Educação Física foi utilizada como mecanismo de repressão e difusão de uma ideologia favorável ao regime militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PELEGRINI, T., & AZEVEDO, M. L. N. D. (2014). A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MECANISMO AUXILIAR A REALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL AMBICIONADA PELA "UTOPIA AUTORITÁRIA" PARA O ENSINO SUPERIOR (1964-1968). Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3970

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS