ALTERAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS, METABÓLICAS E HEMODINÂMICAS DE HOMENS, ENTRE 25 E 35 ANOS, SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FORÇA MUSCULAR.

Autores

  • ROBERTO ALVES BLANCO
  • VOLMAR GERALDO DA SILVA NUNES

Palavras-chave:

treinamento de força, parâmetros fisiológicos, antropométricos

Resumo

Este estudo objetivou verificar as alterações no comportamento dos parâmetros antropométricos, metabólicos e hemodinâmicos de adultos do sexo masculino, de 25 a 35 anos, submetidos a um programa de treinamento de força.  A amostra foi composta por um grupo experimental (GE) de 10 homens voluntários, e um grupo controle (GC) contendo 15 homens voluntários, os quais não poderiam ter praticado musculação nos últimos 3 anos. O período experimental foi de 20 semanas, com 3 sessões semanais de 90 minutos cada, totalizando 60 sessões de treino. Avaliou-se Percentual de Gordura Corporal (%G), Massa Corporal Gorda (MCG) e Massa Corporal Magra (MCM), Pressão Arterial Sistólica (PASR) e Diastólica (PAD) de repouso, Pressão Arterial Sistólica Máxima (PASM), Freqüência Cardíaca de Repouso (FCR), Freqüência Cardíaca Máxima (FCM), Débito Cardíaco Máximo (DCM), Volume Sistólico Máximo (VSM) e Consumo Máximo de Oxigênio (VO2MAX).  Analisando os resultados dos parâmetros antropométricos, metabólicos e hemodinâmicos, observou-se que o programa de treinamento de força muscular mostrou melhoras discretas em todas as variáveis estudadas no Grupo Experimental, e algumas melhoraram significativamente (PASR e PAD), mostrando a validade da utilização de um programa de treinamento de força muscular para pessoas do sexo masculino, entre 25 e 35 anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

BLANCO, R. A., & NUNES, V. G. D. S. (2014). ALTERAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS, METABÓLICAS E HEMODINÂMICAS DE HOMENS, ENTRE 25 E 35 ANOS, SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FORÇA MUSCULAR. Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3937

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS