ÀS MARGENS DE UM GRANDE SILENCIOSO - A PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UTI, SOBRE A COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE EM COMA.

Autores

  • KÁTIA REGINA BARROS RIBEIRO
  • MAISA ARANTES
  • RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
  • ÂNGELA Mª LEAL DE MORAES VIEIRA

Palavras-chave:

UTI, Cuidar, Humanização

Resumo

Estudo descritivo-exploratório qualitativo, objetivando analisar a percepção da equipe de enfermagem na comunicação com o paciente em coma, realizado na UTI de um hospital escola de Recife. Percebemos que a comunicação com o paciente em coma é reduzida à informação do procedimento a ser realizado. O toque é revelado com uma atitude importante no processo do cuidar e o conversar com o paciente se faz presente por se acreditar que ele escuta ou percebe o que se passa ao seu redor. Assim, precisamos mergulhar neste relacionamento para realizar um cuidado humano, ético, moral e qualificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

RIBEIRO, K. R. B., ARANTES, M., GERMANO, R. M., & VIEIRA, ÂNGELA M. L. D. M. (2014). ÀS MARGENS DE UM GRANDE SILENCIOSO - A PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UTI, SOBRE A COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE EM COMA. Fiep Bulletin - Online, 78(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3851

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)