DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR OS IMPACTOS CAUSADOS PELOS PRATICANTES NAS ATIVIDADES FÍSICAS EM AMBIENTES NATURAIS.

Autores

  • LUIZ CARLOS MIGUELOTTE PINHEIRO
  • MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO

Palavras-chave:

Esporte, Montanhismo, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é a elaboração e validação de um instrumento que avalie os impactos ambientais causados pelos praticantes das modalidades esportivas, que compõe o montanhismo, na percepção do próprio montanhista, descrevendo o desenvolvimento de uma ferramenta (questionário) capaz de obter dados quantitativos e qualitativos sobre o montanhista, seu local de atividades e os possíveis impactos relacionados às suas atitudes durante a prática esportiva, através da análise sobre o comportamento e a conduta dos praticantes do montanhismo. O instrumento foi construído, após uma reflexão sobre toda a problemática ambiental, buscando os dados necessários à compreensão e interpretação deste fenômeno em nossa sociedade, fornecendo subsídios para uma análise das relações do esporte com o Meio Ambiente, suas variáveis, possibilidades de impacto, ações mitigadoras, instrumentos de prevenção e proteção ambiental, conhecendo assim, os pontos positivos e negativos das práticas do montanhismo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Tendo como base as Normas de Conduta Consciente em Ambientes Naturais, este instrumento pretende ser muito mais que apenas um questionário de avaliação, mas uma importante ferramenta de auxilio na elaboração de políticas públicas voltadas para as práticas esportivas em ambientes naturais, contribuindo assim, para alcançar a sustentabilidade no montanhismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PINHEIRO, L. C. M., & TUBINO, M. J. G. (2014). DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR OS IMPACTOS CAUSADOS PELOS PRATICANTES NAS ATIVIDADES FÍSICAS EM AMBIENTES NATURAIS. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3691

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)