EFEITOS DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO SENSÓRIO-MOTORA ESSENCIAL (ISME) DESDE A UTIN, NA RECUPERAÇÃO MOTORA DE BEBÊS PREMATUROS COM DISFUNÇÕES NEUROMOTORAS.

Autores

  • MARIA DO CÉU PEREIRA GONÇALVES
  • VERNON FURTADO DA SILVA
  • MARIA AMÉLIA C.S.C. PORTO

Palavras-chave:

Prematuridade, programa intervencional, disfunção neuromotora

Resumo

Introdução: Trinta por cento dos bebês nascidos prematuramente que necessitam de cuidados especiais e vão para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal são de risco a sofrerem injurias cerebrais Objetivo: O presente estudo descreveu os efeitos de um programa de intervenção imediata quando comparados com os efeitos do mesmo programa, porém, de intervenção tardia, em bebês portadores de disfunções neuromotoras com história de síndrome hipóxico-isquêmica. Os pontos referenciais para análise sobre ganhos advindos das intervenções foram às etapas neuroevolutivas do desenvolvimento motor do bebê da Escala de Denver II. Metodologia: Participaram deste estudo 40 pré-termos que, no teste de Dubowitz, apresentaram sinais indicativos de lesão central. Os dados obtidos na entrada e pós-programa foram tratados através de analise não paramétrica (Mann/Whitney test), tendo como referência as aquisições motoras aprendidas. A análise de variância revelou significância estatística entre os dados dos dois grupos em todos os trimestres da aplicação do programa, sendo p<0.05 em todas as variáveis estudas. Resultados: Os dados em termos da recomposição da normalidade motriz, do primeiro grupo, revelaram que todos os recém-natos do grupo de intervenção imediata, aos 13 meses de idade corrigida, apresentaram marcha ativa com padrões de postura estática e dinâmica normal, com mecanismo de reajuste automático. O segundo grupo, o de intervenção tardia, mostrou diminuição dos padrões motores anormais e diminuição dos reflexos patológicos, porém, na avaliação, após intervenção, 35% do grupo rolavam, passavam ativamente para sentado e permaneciam na postura; 40% rolavam, passavam para sentado e para gatas; e 25% engatinhavam, passavam para de pé com apoio, porém não se mantinha de pé se apoio. Conclusão: Estes resultados foram discutidos, fornecendo suporte sobre a importância da aplicação do programa de intervenção sensório-motora essencial (I.S.M.E.) desde a UTI neonatal para a obtenção de resultados positivos na recuperação motriz de bebês portadores de disfunções neuromotoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

GONÇALVES, M. D. C. P., SILVA, V. F. D., & PORTO, M. A. C. (2014). EFEITOS DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO SENSÓRIO-MOTORA ESSENCIAL (ISME) DESDE A UTIN, NA RECUPERAÇÃO MOTORA DE BEBÊS PREMATUROS COM DISFUNÇÕES NEUROMOTORAS. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3668

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>