ANÁLISE DO IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTES E LAZER EM PETRÓPOLIS: EM BUSCA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO.

Autores

  • RENATO FARJALLA

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Lazer, Cidadania

Resumo

Este estudo de Políticas Públicas de Esportes e Lazer realizadas no município de Petrópolis-RJ, nos últimos seis anos, teve como objetivos:avaliar as Políticas Públicas de Esportes e Lazer, verificar a existência de um processo de ampliação de acesso ao Lazer, Esportes e atividades esportivas realizadas em contraturno escolar,desenvolver metodologias adequadas que constatem a eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais, além de analisar o impacto gerado pelo desenvolvimento destes programas.A hipótese a ser verificada é se estes projetos e programas de Esportes e Lazer geram modificações que possam constatar positivamente o investimento realizados. A metodologia qualitativa e descritiva,utilizou-se de instrumento aplicado em cem crianças, conforme indicações de Tubino (2006). Os resultados apontam que o quadro atual é superior ao quadro encontrado em 2000, sendo que melhorias reais qualitativas e quantitativas ocorreram em 60% das cem entrevistas, por exemplo, no desempenho escolar de 60% dos alunos, nas condições de qualidade de vida não foram detectados resultados expressivos em aspectos como a cidadania e acesso aos equipamentos de lazer e culturais, mostrando que ainda mais esforços são necessários na busca da efetividade das ações e políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FARJALLA, R. (2014). ANÁLISE DO IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTES E LAZER EM PETRÓPOLIS: EM BUSCA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3665

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS