RISCOS POSTURAIS: VERIFICAÇÃO DO PESO DAS MOCHILAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA REDE PRIVADA, NO MUNICÍPIO DE OSASCO, S.P.

Autores

  • PRISCILA DE CARVALHO
  • KEYLA LEÃO DE LIMA
  • SORAYA GARCIA AUDI

Palavras-chave:

Mochilas escolares, riscos posturais, Saúde Pública

Resumo

O uso da mochila escolar, utilizada cada vez mais pelos estudantes, principalmente crianças, pode desencadear, futuramente, problemas posturais, fato este que foi observado pela Organização Mundial de Saúde, alertando que 85% da população têm, tiveram ou terão dores nas costas em razão de problemas posturais originadas na infância pois, nesta fase, os ossos ainda estão em desenvolvimento. Assim, muitos Estados do Brasil buscam reduzir os riscos dessas ocorrências, criando leis para que as crianças em idade escolar, transportem mochilas escolares com até 10% do seu peso corporal. Verificar se os pesos das mochilas escolares utilizadas pelos alunos entrevistados, estão de acordo com o que deveria ser recomendado e, a possibilidade do desencadeamento de patologias associadas. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo, transversal, quantitativo, cuja amostra de conveniência foi composta por quarenta estudantes (n = 40) da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I, que usam diariamente mochilas escolares, com coleta de dados direta, através de um formulário aplicado aos estudantes, na presença dos genitores e direção da escola, cujas questões foram utilizadas como variáveis. Os dados após compilados foram expostos em tabelas e gráficos de freqüência simples expressos em números e percentagens, com tratamento estatístico não-paramétrico, através do cálculo da mediana e do Teste de Fisher. Os aspectos éticos e legais foram observados. Verificou-se que 60,00% dos alunos transportam a mochila com uma alça em cada ombro; 60,00% transportam peso superior a 10% do seu peso corporal. Com relação à presença de dores, 61,35% dos alunos relatam dores na região cervical e torácica; 52,83% sentem dores nas pernas e, 50,78% no ombro direito. o que nos sugere estar relacionado a esta carga excedente, onde. Os resultados obtidos nos sugerem que, os locais de dor relatados pelos alunos, podem estar relacionados com o excesso de peso das mochilas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

CARVALHO, P. D., LIMA, K. L. D., & AUDI, S. G. (2014). RISCOS POSTURAIS: VERIFICAÇÃO DO PESO DAS MOCHILAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA REDE PRIVADA, NO MUNICÍPIO DE OSASCO, S.P. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3614

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>