METODOLOGIA DE ENSINO PARA O RECONHECIMENTO DO VENTO E SUA DIREÇÃO, APLICADO PELA YACHT ESCOLA DE VELA, A CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS.

Autores

  • RICARDO DE MATTOS FERNANDES
  • MAURO MACEDO

Palavras-chave:

Esporte a Vela, Educação Física, Metodologia

Resumo

O vento é um dos maiores aliados desde os primórdios da humanidade. O uso do barco a vela remonta uma história de mais de cinco mil anos, e sua evolução levou a originar o esporte a vela e suas embarcações. A maioria dos novos velejadores inicia-se neste esporte através de uma escola de vela que instrui alunos de diversas idades, entre estes novos desportistas estão crianças que, devido seu tenro desenvolvimento cognitivo, possuem dificuldade para o reconhecimento do elemento da natureza, vento sendo importante, então que as metodologias destas instituições se detenham de forma significante no ensino do vento e seu funcionamento, visto que este é o ponto principal para o aprendizado deste esporte. A prática da instrução desta modalidade esportiva e os conhecimentos pedagógicos da Educação Física são importantes para se adaptar um processo de ensino/aprendizagem que permita a assimilação dos diversos fatores importantes para o ensino do esporte a vela. Esta investigação promoveu uma série de avaliações sobre a aplicação da metodologia de ensino criada pela Yacht Escola de Vela no ano de 2007 e sua capacidade técnica de realizar a assimilação deste conhecimento nos seus alunos que estão compreendidos na faixa etária de sete a onze anos; outro ponto observado foi o processo educacional, sua progressão pedagógica e exercícios práticos comparando com o projeto “La Main à la Patê” da Academia das Ciências na França e a sua versão nacional “A Mão na Massa”; verificou-se ainda, se esta metodologia está de acordo com diversos autores e órgãos educacionais. Objetivou-se desta forma, dar solução ao problema central que é: a metodologia de ensino do reconhecimento do vento e sua direção, efetuada pela Yacht Escola de Vela, em crianças de sete a onze anos, tem base teórica e técnica que permita sua aplicação eficiente?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FERNANDES, R. D. M., & MACEDO, M. (2014). METODOLOGIA DE ENSINO PARA O RECONHECIMENTO DO VENTO E SUA DIREÇÃO, APLICADO PELA YACHT ESCOLA DE VELA, A CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3586

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS