COMPARATIVO DO VO MáX. E MVO MÁX. EM ATLETA CICLISTA PARTICIPANTE DOS JOGOS PAN- 2 2 AMERICANOS 2007 MODALIDADE MOUNTAIN BIKE, ACLIMATADO á ALTITUDE COMPARADO AO TESTE AO NíVEL DO MAR.

Autores

  • BRASILINO F. F. DUTRA
  • J. MORALES P. J. C
  • V. I. V SOUTO

Palavras-chave:

VO Máximo, Altitude, Ciclista

Resumo

A literatura aponta para estudos sobre o comportamento do organismo no consumo de oxigênio em altitude e que indivíduos podem ser beneficiados com essa diferença em relação á sua performance. Este estudo teve como objetivo geral avaliar e comparar indiretamente á captação máxima de oxigênio alveolar (VO máx.) e captação máxima de oxigênio pelo miocárdio 2 (MVO máx.) de um atleta catarinense na modalidade mountain bike aclimatado á altitude de 838m acima do nível do mar que 2 participou dos Jogos Pan-americanos 2007 na cidade do Rio de Janeiro e compará-lo ao nível do mar. A amostra para o teste se deu devido aos seguintes critérios: atleta jovem com 27 anos de idade, saudável, participante de provas extremas de exaustão e alta duração, vivenciou testes máximos mais de uma vez, não relatou qualquer comprometimento de saúde nos últimos meses. O atleta foi avaliado pelo consumo máximo de oxigênio utilizando o protocolo de teste máximo cicloergômetro Astrand, sendo este aplicado á 838m acima do nível do mar, onde o atleta reside e realiza seus treinamentos e comparado ao mesmo teste realizado ao nível do mar. Os resultados obtidos com teste foram que o atleta manteve a mesma captação máxima de oxigênio relativo de 64,4 ml/kg/min nos testes realizados, sendo que seu consumo máximo de oxigênio pelo miocárdio (MVO máx.) observado indiretamente sofreu 2 variações em relação á altitude em que foi testado. Analisando a curva do consumo máximo de oxigênio pelo miocárdio (MVO 2 máx.), observamos que houve uma maior captação ao nível do mar de 48,5 ml O 100g VE/min. comparado ao mesmo teste á 838m 2 de altitude, onde foi obtido 44 ml O 100g VE/min. Uma diferença de 4,6 ml O 100g VE/min, aumentando o seu consumo á 9,5 % ao 2 2 nível do mar. O atleta obteve significante performance ao nível do mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DUTRA, B. F. F., P. J. C, J. M., & SOUTO, V. I. V. (2014). COMPARATIVO DO VO MáX. E MVO MÁX. EM ATLETA CICLISTA PARTICIPANTE DOS JOGOS PAN- 2 2 AMERICANOS 2007 MODALIDADE MOUNTAIN BIKE, ACLIMATADO á ALTITUDE COMPARADO AO TESTE AO NíVEL DO MAR. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3571

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS