OS VIDEOGAMES E A EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA CIBERCULTURAL

Autores

  • BRUNO MEDEIROS ROLDÃO DE ARAÚJO

Palavras-chave:

Jogos Eletrônicos, Educação, Cibercultura

Resumo

Os jogos eletrônicos, principalmente os praticados nas casas de games em rede, as Lan Houses, viraram uma verdadeira febre no âmbito urbano brasileiro. Com o objetivo de investigar as possibilidades de correlação entre o jogo e as mídias, propondo a transformação/transferência do jogo virtual em uma possível experiência educativa foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de revisão sistemática. O esquema analítico passou pela identificação e descrição dos termos: Jogos Eletrônicos, Educação, Virtual, Cibercultura e videogame, junto a Bases de Dados digitais da BIREME. Com as inovações tecnológicas da informação e comunicação, surgem novas formas de socialização e consequentemente uma nova cultura, a cibercultura, onde novos saberes crescem diante de uma nova configuração social, onde o consumo de informações e imagens provenientes da mídia apresenta-se como formadora da cultura contemporânea. Conclui-se que com o advento de novas tecnologias, o espaço que está cada vez mais virtual, é um ciberespaço gerador de novas e interessantes formas de aprendizagem.

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Como Citar

DE ARAÚJO, B. M. R. (2013). OS VIDEOGAMES E A EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA CIBERCULTURAL. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3118

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS