INTERVENÇAÕ EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR O CUIDADO DO PACIENTE SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA NA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - NATAL/RN.

Autores

  • IZAURA LUZIA SILVÉRIO FREIRE
  • GLAUCEA MACIEL DE FARIAS
  • CRISTIANE RIBEIRO DE MELO
  • KAROLINA DE MOURA MANSO DA ROCHA

Palavras-chave:

Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Educação, Serviço Hospitalar de Fisioterapia.

Resumo

a fisioterapia respiratória em pacientes sob ventilação mecânica é utilizada para promover a remoção de secreções das vias aéreas, facilitando as trocas gasosas. Para tanto, alguns cuidados garantem a qualidade da assistência, tais como interrupção da dieta enteral antes das manobras fisioterápicas; higienização das mãos antes e depois da fisioterapia respiratória e o uso de materiais desinfetados e/ou estéreis. Objetivos: observar os cuidados prestados pelo fisioterapeuta antes e após a fisioterapia respiratória bem como identificar se há diferença entre a assistência prestada por esses profissionais aos pacientes sob VM antes e após uma intervenção educativa. Metodologia: estudo quase-experimental, quantitativo, delineamento tempo-série e dados prospectivos, coletados entre novembro e dezembro de 2007 a março de 2008, realizado num Hospital de Natal, com 03 fisioterapeutas. Resultados: observamos que antes da intervenção educativa em 94,9% das situações a dieta enteral não foi interrompida antes das manobras fisioterápicas; após: em 90,0% das vezes a dieta enteral não foi interrompida (p = 0,57); antes: em 58,7% observações as mãos foram higienizadas antes da fisioterapia respiratória; após: em 53,3% das observações as mãos foram higienizadas (p = 0,72); antes: em 78,3% das vezes observadas, ao término da fisioterapia os profissionais higienizaram as mãos; após: em 73,3% das observações, ao fim da fisioterapia os profissionais higienizaram as mãos (p = 0,69); antes: em 69,6% das observações, os materiais usados durante a fisioterapia não estavam desinfetados e/ou estéreis; após: em 60,0% das observações, esses dispositivos estavam desinfetados ou estéreis (p = 0,04). Conclusão: não existiu diferença estatística significativa após a intervenção educativa quanto à interrupção da dieta enteral durante a fisioterapia, e quanto a higienização das mãos antes e após o procedimento. O único cuidado que apresentou estatística significativa foi o uso de materiais desinfetados e/ou estéreis no grupo estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FREIRE, I. L. S., DE FARIAS, G. M., DE MELO, C. R., & DA ROCHA, K. D. M. M. (2013). INTERVENÇAÕ EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR O CUIDADO DO PACIENTE SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA NA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - NATAL/RN. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3071

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>