ANALISE DESCRITIVA DO IMC DOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE PORTO ALEGRE.

Autores

  • MARCOS VINÍCIUS DA SILVA SANTOS
  • ELIZETE DE FÁTIMA JACOBY
  • DÉBORA RIOS GARCIA

Palavras-chave:

Idoso, Ginástica e IMC.

Resumo

A obesidade é um problema de saúde pública mundial e com o envelhecimento da população começamos a nos preocupar com o aparecimento deste fenômeno na população idosa e suas consequências. Sabemos que os idosos praticantes de atividades físicas regular tendem a reduzir o peso corporal e com isso o seu Índice de massa Corporal (IMC), prevenindo-se de doenças, principalmente as ligadas à obesidade. A prática de ginástica tem ganhado espaço entre os idosos. Este estudo teve como objetivo identificar as características do IMC dos Idosos participantes de um grupo de ginástica de uma instituição particular de Porto Alegre. As sessões de Ginástica foram realizadas 2x por semana com duração de 1h, durante 5 meses. O delineamento metodológico caracterizou-se por uma metodologia quase experimental, do tipo de estudo antes e depois com apenas um grupo. Os participantes da pesquisa estiveram de acordo com a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. A amostra foi composta por 47 idosos acima de 60 anos. Os resultados obtidos mostraram que os idosos melhoraram o IMC, após a intervenção do programa de ginástica. Em relação a normalidade e ao sobrepeso, ambos tiveram uma diminuição de 4%, entretanto a desnutrição 0% e a obesidade 47% continuaram com o mesmo percentual. A partir dos resultados concluiu-se que o programa de ginástica influenciou na diminuição do IMC dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SANTOS, M. V. D. S., JACOBY, E. D. F., & GARCIA, D. R. (2013). ANALISE DESCRITIVA DO IMC DOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE PORTO ALEGRE. Fiep Bulletin - Online, 83(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2736

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.